Índice deste artigo
Imprimir este Índice

adaptação 

Photograph
A adaptação é um processo pelo qual os seres vivos desenvolvem …
Henrik_L/iStockphoto.com
Photograph
A cor amarronzada dos cervos permite que eles se camuflem no ambiente onde vivem.
©Robert L Kothenbeutel/Shutterstock.com
Art
Muitos animais têm características que os ajudam a sobreviver em seu ambiente. Os …
Encyclopædia Britannica, Inc.
Photograph
No ambiente seco dos desertos, a superfície cerosa do cacto é uma …
© MBoe/Shutterstock.com
Photograph
No ambiente úmido das florestas tropicais, a superfície cerosa das folhas é …
© Victor Englebert
Photograph
Uma raposa-do-ártico em processo de muda. O pelo branco dessa raposa a ajuda a camuflar-se …
© Mike Rogal/Dreamstime.com
Photograph
Os olhos grandes e as almofadinhas aderentes nas patas são adaptações do …
© iNNOCENt/Fotolia
Projetos na Área de Pesquisa

Os animais e as plantas têm características especiais que os ajudam a sobreviver no meio em que habitam. Eles desenvolvem essas características através de um processo chamado adaptação.

Os animais e as plantas têm características especiais que os ajudam a sobreviver no meio em que habitam. Eles desenvolvem essas características através de um processo chamado adaptação.

Muitos bichos têm características que lhes permitem esconder-se de outros animais que pretendam atacá-los. Alguns insetos se parecem com um galho ou com uma folha. O corpo dos cervos, ou veados, tem tonalidades de marrom, como as árvores das florestas em que vivem. Nos dois casos, esses bichos se tornam quase invisíveis para seus predadores, pois é difícil enxergá-los em meio à natureza circundante.

Outros animais, como a , o jacaré e o hipopótamo, passam boa parte do tempo na água. Eles têm os olhos e as narinas localizados na parte superior da cabeça, para que consigam ficar quase totalmente debaixo da água sem deixar de enxergar e respirar. As aves aquáticas têm patas palmadas, que as ajudam a se locomover na água. O cacto, uma planta que vive em lugares secos, é capaz de armazenar grande volume de água, pois tem uma camada externa espessa e superfície cerosa, o que impede a perda de água por evaporação.

Os organismos adaptados tendem a sobreviver em maior número, reproduzir-se e transmitir suas características à prole. Organismos semelhantes que não possuem tais características não sobrevivem tão bem e têm menos chances de se reproduzir. Assim, as adaptações vão sendo herdadas até que, por fim, se tornam permanentes. Esse processo é chamado de seleção natural e faz parte da evolução.