Índice deste artigo
Imprimir este Índice

Adis Abeba 

Photograph
Devotos diante de uma igreja ortodoxa etíope, em Adis Abeba.
Lea Lisa Westerhoff—AFP/Getty Images
Projetos na Área de Pesquisa

Capital e maior cidade da Etiópia, país do leste da África, Adis Abeba localiza-se num elevado planalto na montanhosa região central.

Capital e maior cidade da Etiópia, país do leste da África, Adis Abeba localiza-se num elevado planalto na montanhosa região central.

Os ministérios do governo e o Parlamento da Etiópia estão localizados em Adis Abeba. Na cidade também está localizada a sede da União Africana.

A maior parte do comércio etíope passa por Adis Abeba. Na parte oeste da cidade fica o Mercato, que é um dos maiores mercados ao ar livre da África. As mercadorias produzidas localmente são têxteis, alimentos e bebidas, além de artigos de plástico e de madeira.

Adis Abeba tornou-se a capital da Etiópia perto do fim do século XIX. Antes disso, a sede do governo era em Entoto, cidade fria e varrida pelo vento, ao norte. Em 1887, a imperatriz Taitu convenceu o marido, o imperador Menelik II, a mudar a capital para Adis Abeba.

De 1935 a 1941, forças italianas ocuparam Adis Abeba, bem como o restante da Etiópia. Os italianos pavimentaram ruas e construíram prédios no estilo europeu. O desenvolvimento da cidade foi lento de 1941 até 1960. A partir de 1960, porém, Adis Abeba cresceu rapidamente. Sua população é de 3.040.740 habitantes (estimativa de 2012).