Angkor Wat 

Photograph
Monges budistas caminham em direção à construção principal do …
© Eye Ubiquitous/Corbis
Projetos na Área de Pesquisa

Angkor Wat é um templo localizado no Camboja. Construído no século XII, é a maior estrutura religiosa do mundo.

Angkor Wat é um templo localizado no Camboja. Construído no século XII, é a maior estrutura religiosa do mundo.

Características da construção

Angkor Wat ocupa uma área 1.554 metros de comprimento por 1.371 metros de largura e é rodeado por um muro e um fosso. Das nove torres da construção original, cinco permanecem de pé.

O templo era originalmente dedicado ao deus hindu Vishnu. Entalhes na construção ilustram lendas do hinduísmo e glorificam o rei que mandou construir o templo. Esculturas o retratam como Vishnu, ou exercendo funções reais. Muitas imagens hindus foram mais tarde substituídas por peças de arte budista.

História

Do século IX ao XV, Angkor foi capital de um poderoso reino cambojano, chamado Império Khmer. Angkor Wat era o templo mais famoso da cidade. A construção foi iniciada durante o reinado de Suryavarman II (1113-1150), mas só foi concluída após a morte do rei. Em 1177, Angkor foi saqueada por invasores. O novo rei entendeu que os deuses hindus haviam falhado na proteção à cidade e transformou Angkor Wat em templo budista.

A cidade de Angkor foi abandonada no século XV. Mas o templo, ou Wat, foi conservado por monges budistas e tornou-se local de peregrinação. Ainda assim, partes da estrutura foram danificadas por raízes de plantas e desgastadas pela ação contínua das chuvas.