Índice deste artigo
Imprimir este Índice

álamo 

Photograph
O álamo da espécie Populus tremuloides é a árvore mais …
Charles Hannum/EB Inc.
Projetos na Área de Pesquisa

Os álamos são árvores conhecidas pelas folhas em constante movimento. O caule longo, delicado e achatado permite que as folhas se mexam ao menor sopro de brisa.

Os álamos são árvores conhecidas pelas folhas em constante movimento. O caule longo, delicado e achatado permite que as folhas se mexam ao menor sopro de brisa.

O álamo, também conhecido como choupo, é uma árvore das florestas frias do hemisfério Norte. Faz parte do gênero Populus, que pertence à mesma família dos salgueiros. Há várias espécies, ou tipos, de choupo. Na Europa, no norte da África e na Ásia existem dois tipos: o Populus nigra (álamo-negro) e o Populus alba (álamo-branco). O Populus tremuloides, ou álamo-tremulante, e o Populus grandidentata, conhecido como álamo-dentuço, são típicos dos Estados Unidos e do Canadá.

De modo geral, o tronco do álamo é cinza-esverdeado ou branco e suas folhas são verde-vivas. No outono, antes de caírem da árvore, as folhas se tornam amarelo-brilhantes. O álamo-branco, o álamo-negro e o álamo-tremulante podem atingir 27 metros de altura; o álamo-dentuço chega a 18 metros.

Os álamos se reproduzem tanto pela produção de sementes quando pelo desenvolvimento de novos brotos. Uma única árvore pode produzir mais de 50 milhões de sementes a cada estação. Os álamos também desenvolvem brotos a partir de suas raízes. Esse brotos tornam-se novas árvores. Se um choupo for derrubado, novas árvores crescerão caso as raízes tenham sido deixadas no solo.

O álamo é usado na fabricação de papel. É apreciado por sua beleza e pela sombra que proporciona.