Índice deste artigo
Imprimir este Índice

atmosfera 

Art
Detalhes das cinco camadas da atmosfera terrestre.
Encyclopædia Britannica, Inc.
Projetos na Área de Pesquisa

A atmosfera (também chamada de ar) é a camada de gás que envolve a Terra. Outros planetas e alguns dos maiores satélites também têm atmosfera.

A atmosfera (também chamada de ar) é a camada de gás que envolve a Terra. Outros planetas e alguns dos maiores satélites também têm atmosfera.

A atmosfera terrestre é constituída de diferentes gases, mantidos ao redor do planeta por uma força chamada gravidade. Próximo à superfície, a atmosfera possui por volta de 75 por cento de nitrogênio e 20 por cento de oxigênio. A grandes alturas, ela é constituída principalmente de hélio e hidrogênio. Ao contrário do que parece, o ar tem peso. Ele é mais pesado ao nível do mar, pois as partículas de gás das camadas mais baixas são pressionadas pelo ar que está acima delas. O ar torna-se mais leve à medida que se afasta da superfície da Terra.

Os cientistas dividem a atmosfera em cinco regiões, ou camadas. A camada mais próxima da Terra é a troposfera. Ela se estende por cerca de 10 quilômetros acima da superfície do planeta. A maioria dos fenômenos climáticos, como os ventos e as nuvens, ocorre na troposfera.

A segunda camada, a estratosfera, abrange uma faixa entre 10 e 50 quilômetros acima da superfície da Terra. Na estratosfera, encontra-se a camada de ozônio, que bloqueia a passagem de grande parte da radiação solar que seria prejudicial a plantas e animais se chegasse à superfície do globo.

A terceira camada é a mesosfera, que se estende entre 50 e 80 quilômetros acima da superfície do planeta.

A quarta camada, a termosfera, abrange uma altitude entre 80 e 480 quilômetros acima da superfície da Terra.

A quinta e última camada é a exosfera. A exosfera termina na região onde a gravidade da Terra é tão baixa que já não consegue mais manter as partículas de gás unidas.