beisebol 

Photograph
Um jogador do Boston Red Sox rebate, durante o World Series 2004, contra o Saint Louis Cardinals.
© Brad Mangin—MLB Photos/Getty Images
Art
Os campos de beisebol não são todos iguais, mas todos eles têm …
© Merriam-Webster Inc.
Photograph
Americanos negros não tinham permissão de jogar nos times de beisebol das principais …
Bettmann/Corbis
Projetos na Área de Pesquisa

O beisebol é um esporte em que duas equipes de nove jogadores competem com o objetivo de marcar mais pontos. Isso acontece quando um atacante consegue percorrer as quatro bases do campo sem ser eliminado.

O beisebol é um esporte em que duas equipes de nove jogadores competem com o objetivo de marcar mais pontos. Isso acontece quando um atacante consegue percorrer as quatro bases do campo sem ser eliminado.

O beisebol é considerado o passatempo nacional dos Estados Unidos. A cada primavera, milhões de fãs do esporte esperam ansiosos pelo início de uma nova temporada. O beisebol amador é jogado em colégios e faculdades. As crianças mais jovens jogam beisebol no sistema de Little League. A cada ano, as duas melhores equipes competem na Little League World Series. O esporte profissional tem trinta equipes, concentradas na Major League Baseball.

O beisebol também é popular em alguns países latino-americanos (como na Venezuela, em Cuba e na República Dominicana), e asiáticos — especialmente no Japão.

Área de jogo e equipamentos

O campo de beisebol é dividido em um campo interno e um campo externo. O campo interno é uma área quadrada chamada diamante. Há quatro bases, uma em cada canto do diamante, que tem forma de losango. Uma base é chamada de base principal. As outras são chamadas de primeira, segunda e terceira bases. A distância entre cada base e a seguinte é de 27,4 metros. A área externa do campo de beisebol é gramada. Uma parede geralmente marca o limite exterior do campo externo.

No centro da área interna do campo de beisebol fica o montículo do arremessador. Desse montículo, um jogador chamado arremessador joga a bola em direção à base principal. No beisebol profissional, a distância entre o montículo do arremessador e a base principal é de 18,4 metros.

A bola de beisebol é feita de cortiça e de borracha, e coberta por duas tiras de couro branco que são costuradas juntas. Os batedores rebatem a bola com um taco cilíndrico feito de madeira lisa ou alumínio. Para pegar a bola, os defensores usam luvas de couro.

O jogo de beisebol

As duas equipes de um jogo de beisebol revezam batedores, que jogam no ataque, e defensores, que atuam na defesa. A equipe que está no ataque tenta marcar pontos e completar correndo o percurso que passa pelas quatro bases. A equipe que está na defesa tenta impedir a equipe adversária de pontuar.

O jogo começa quando o arremessador da equipe que está na defesa joga a bola em direção à base. O rebatedor da equipe no ataque tenta acertar a bola arremessada, jogando-a para fora do alcance dos defensores. A equipe na defesa tenta eliminar o batedor. Quando isso acontece, o jogador eliminado não pode mais rebater.

Um batedor é eliminado quando o arremessador lança três bolas corretamente e ele não consegue rebatê-las. Isso é chamado de strike. Um strike acontece quando essas três bolas lançadas passam entre o ombro e o joelho do rebatedor. Essa área é chamada de zona de strike. O árbitro considera o strike se o batedor não acertar a bola na região da zona de strike. O batedor também consegue o strike, se rebater a bola para fora dos limites do campo.

Se um arremesso passa fora da zona de strike e o batedor não consegue rebatê-la, o árbitro pede outra bola. Se o árbitro pede quatro bolas durante uma rodada, o rebatedor vai para a primeira base. Isso é chamado de walk. O batedor também vai para a primeira base se a bola bater nele.

Se o rebatedor acerta a bola dentro do campo, ele tenta correr para a primeira base ou até as bases seguintes, em sequência. O time adversário pode eliminar um batedor de várias maneiras. Por exemplo, seus defensores podem pegar uma bola rebatida antes que ela salte. Eles também podem pegar a bola e jogá-la à primeira base antes que o batedor chegue lá.

Depois que um batedor chega à base, tenta avançar de base em base em volta do diamante. Isso acontece normalmente quando outros batedores da mesma equipe dão rebatidas para fora do alcance dos defensores do time adversário. A equipe no ataque marca ponto quando o batedor corre todas as bases e volta à base principal.

Quando o time que está defendendo consegue eliminar três batedores adversários, é ele quem vai para o ataque. O inning, como é chamado o período de cada jogada, é concluído após as duas equipes terem atacado e defendido. Depois de nove innings, o time com mais vitórias é quem ganha. Se um jogo está empatado, os times jogam innings extras até que se consiga o desempate.

História

O beisebol surgiu a partir de um jogo inglês chamado rounders, que era praticado pelas crianças inglesas no século XVIII. Esse jogo era bastante semelhante ao beisebol moderno. Tinha equipes de nove membros e um terreno plano em forma de losango, com bases nos cantos.

Em 1845, Alexander Cartwright organizou o Knickerbocker Base Ball Club, em Nova York. O clube foi formado por jogadores amadores (que não são pagos para jogar). O clube reuniu um conjunto de regras para o jogo que ainda hoje são utilizadas no beisebol.

Em 1869, o Cincinnati Red Stockings começou a pagar os jogadores. Ele é considerado o primeiro time de beisebol profissional.