Índice deste artigo
Imprimir este Índice

desmatamento 

Photograph
Rodovia atravessa trecho da floresta tropical brasileira que vem sendo desmatada para a …
Stephen Ferry—Liaison/Getty Images
Photograph
Incêndio no Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, Brasil. Quando uma área …
Ricardo Rosado Maia/Banco de Imagens do Ibama
Photograph
Degradação ambiental pelo desmatamento de uma floresta no Brasil.
IBAMA/Banco de Imagens do Ibama
Photograph
Uma grande área desmatada da floresta Amazônica, na América do Sul. Muitos …
iStockphoto/Thinkstock
Photograph
Madeira transformada em lenha, retirada da área de supressão de …
Gerson Henrique Sternadt/Banco de Imagens do Ibama
Photograph
Área de desmatamento numa comunidade agrícola fora de Antananarivo, no Madagascar.
© Christopher Call Productions
Projetos na Área de Pesquisa

Desmatamento é o corte, ou derrubada, de florestas. A palavra é mais usada para descrever as ações de seres humanos que acabam com as florestas do planeta do que para designar a destruição causada por eventos naturais como furacões.

Desmatamento é o corte, ou derrubada, de florestas. A palavra é mais usada para descrever as ações de seres humanos que acabam com as florestas do planeta do que para designar a destruição causada por eventos naturais como furacões.

Há milhares de anos as pessoas cortam árvores. Nos últimos tempos, porém, o número de florestas eliminadas devido ao desmatamento tem crescido demais. Isso é um problema grave, pois afeta o meio ambiente de diversas maneiras.

Especialistas calculam que haja um desmatamento de cerca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados de terra a cada dez anos. Metade disso é de floresta primária — ou seja, que nunca fora cortada antes. A maior parte do desmatamento se concentra nas regiões tropicais, onde florestas equatoriais e tropicais estão sendo abatidas. A maioria do desmatamento é permanente. Algumas áreas conseguem reverter esse dano, mas isso pode levar muitos anos.

Causas

As árvores são cortadas para que sua madeira vire lenha ou seja usada na construção de edifícios e na produção de móveis e de papel. Grandes áreas arborizadas são eliminadas para deixar a terra livre para cultivos agrícolas e servir de pasto para gado. Antigamente, a maioria das terras de cultivo eram florestas, as quais podem ter coberto bem mais que 11 milhões de quilômetros quadrados da superfície terrestre. Em regiões tropicais, grandes áreas de floresta são desmatadas para plantações de café, seringueiras e palmeiras. Esses cultivos são feitos em grandes fazendas, as quais ganham muito dinheiro com a venda de grãos de café, seiva de seringueiras e óleo de palmeiras. O desmatamento também é feito para desobstruir uma área na qual se pretendem construir novos empreendimentos imobiliários.

Como é o abate florestal

Derrubada e queimada

Em alguns países, especialmente em regiões tropicais e no sudeste da Ásia, agricultores cortam árvores grandes e depois incendeiam áreas de uma floresta para matar todos os animais e todas as plantas que lá vivem. As cinzas da queimada ajudam a fertilizar a terra e os cultivos podem ser feitos por alguns anos, até a terra ficar exaurida. Os agricultores então saem da área destruída e vão para outro lugar. Esse método tradicional de desmatamento é chamado derrubada e queimada.

As plantas e os animais da floresta podem voltar ao local, mas isso leva muitos anos. Alguns lugares jamais se recuperam.

Corte de árvores

Grandes áreas de floresta são abatidas por um processo chamado corte. Máquinas ou seres humanos abatem centenas ou milhares de árvores e as transportam para fazer uso da madeira.

Problemas

Árvores e outras plantas produzem oxigênio, o gás essencial para a sobrevivência das pessoas e de outros animais. Quando as árvores são cortadas, menos oxigênio é liberado na atmosfera.

As árvores também captam dióxido de carbono, um dos gases que contribuem para um problema conhecido como aquecimento global. Quando são queimadas, as árvores mandam o dióxido de carbono para a atmosfera.

Erosão

O desmatamento em encostas íngremes de montanhas pode causar erosão. A terra fica desgastada porque as árvores não estão mais ali mantendo o solo compacto. Chuvas fortes nessas áreas podem fazer a água escorrer pelas encostas, em deslizamentos de terra desastrosos que destroem campos, casas e vidas humanas.

Perda do habitat

As florestas costumam ser lugares tranquilos que as pessoas visitam para descansar ou se entreter. Ao ser devastadas, elas deixam de ter esse uso recreativo.

As florestas abrigam uma imensa variedade de seres vivos. Quando uma área é desmatada, muitas plantas e muitos animais são mortos, ao passo que outros perdem seus habitats. Alguns tipos de seres vivos se extinguem devido ao desmatamento, sobretudo aqueles encontrados em florestas equatoriais e tropicais.