energia 

Art
O homem utiliza energia proveniente de diversas fontes. Ele aproveita a força do vento, das …
Encyclopædia Britannica, Inc.
Photograph
Um circuito elétrico básico consiste em uma fonte de energia, um aparelho que …
© Index Open
Projetos na Área de Pesquisa

A energia é o que produz o movimento das coisas. Ela faz as máquinas funcionarem e os seres vivos crescerem.

A energia é o que produz o movimento das coisas. Ela faz as máquinas funcionarem e os seres vivos crescerem.

Formas de energia

Há várias formas de energia. Os animais a obtêm quando se alimentam. A energia elétrica está associada a unidades minúsculas, invisíveis a olho nu, chamadas átomos. Os átomos compõem tudo o que existe no Universo. Quando os elétrons, que são partículas dos átomos, passam de um átomo para outro, produz-se eletricidade (energia elétrica). Outras formas de energia incluem o calor (energia calorífica) e a luz (energia luminosa).

Uma forma de energia pode ser convertida em outra. Por exemplo, quando uma pilha ou bateria é usada, a energia química armazenada nela se transforma em energia elétrica. Em uma lâmpada incandescente, a energia elétrica torna-se luz e calor.

Energia potencial e energia cinética

Art
A energia potencial é a energia armazenada. O martelo erguido e a flecha posicionada no arco …
Encyclopædia Britannica, Inc.

A energia pode ser potencial ou cinética. A energia potencial é a energia armazenada. Um objeto com energia potencial tem a capacidade, ou o potencial, de se mover — por exemplo, uma rocha no alto de um morro, ou uma flecha puxada para trás pela corda do arco. A rocha tem energia potencial para rolar morro abaixo e a flecha tem energia potencial para se projetar.

Quando a rocha e a flecha se movem, a energia potencial delas se transforma em energia cinética, que é a energia de movimento. Todos os objetos em deslocamento, inclusive os átomos, possuem energia cinética.

Energia mecânica

Video

A energia mecânica é a soma das energias potencial e cinética. Ao observarmos …
Encyclopædia Britannica, Inc.

A energia mecânica é a soma das energias potencial e cinética. Ela é a energia total que um objeto possui devido ao seu movimento e à sua posição. As máquinas usam a energia mecânica para realizar trabalho. Por exemplo, um martelo usa energia mecânica para introduzir um prego em uma tábua. Quando o martelo é erguido, ele tem energia potencial; quando ele é movido na direção do prego, a energia potencial se transforma em energia cinética, que realiza o trabalho de empurrar o prego. Quando o martelo atinge o prego, a energia é transferida para o prego e depois para a tábua.

Fontes de energia

Photograph
A maioria dos equipamentos de aquecimento solar capta a energia do Sol através de …
© flucas/Fotolia
Photograph
Os moinhos de vento são utilizados para a geração de energia elétrica.
© IKO/Fotolia

O Sol é a fonte de quase toda a energia da Terra. As plantas dependem da luz solar para crescer. Quando os animais comem as plantas, recebem a energia dos nutrientes elaborados por elas. Se eles se alimentam de outros animais, ingerem indiretamente a energia propiciada pelos vegetais. Quando as plantas morrem, elas entram em decomposição, processo que, ao longo de milhões de anos, deu origem aos chamados combustíveis fósseis. Os principais são o petróleo, o gás natural e o carvão, usados no aquecimento das casas, na indústria e como combustível dos automóveis.

Os combustíveis fósseis poluem o ar e estão sendo consumidos muito rapidamente, com efeitos devastadores sobre a natureza. Por isso, os cientistas pesquisam fontes alternativas de energia para substituí-los. Essas energias são chamadas de renováveis, porque suas fontes são repostas na natureza muito mais rapidamente que os combustíveis fósseis.

Há muito tempo as pessoas se beneficiam da energia renovável em suas formas mais simples. Os barcos a vela são movidos pelo vento, enquanto os moinhos aproveitam a correnteza da água para mover as rodas que moem os grãos. Antigamente, as pessoas usavam água quente e gases subterrâneos (existentes apenas em alguns pontos da Terra) para aquecer suas casas. Elas encanavam o ar quente no subsolo para aproveitar o calor.

Aos poucos, os pesquisadores aprenderam a usar as fontes naturais para criar novas formas de energia, como a energia elétrica e a energia nuclear. A energia do vento (energia eólica), por exemplo, é usada atualmente para acionar máquinas que geram eletricidade. Em muitos rios, são construídas barragens que aproveitam a energia da queda da água para gerar eletricidade. Em regiões onde há bastante luz solar, existem dispositivos que coletam o calor do Sol e o armazenam. Esse calor pode ser usado para aquecer a água e as casas; outros dispositivos transformam o calor em eletricidade, criando a chamada energia solar. Os cientistas descobriram ainda como usar determinados átomos para produzir energia nuclear, que também pode ser convertida em energia elétrica.