mastodonte e mamute 

Art
Os mastodontes eram menores que os mamutes e os atuais elefantes. Tanto os mastodontes como os …
Encyclopædia Britannica, Inc.
Projetos na Área de Pesquisa

Os mastodontes e os mamutes eram animais parecidos com os elefantes que habitaram a Terra em grandes grupos, há milhares de anos. Esses animais foram extintos.

Os mastodontes e os mamutes eram animais parecidos com os elefantes que habitaram a Terra em grandes grupos, há milhares de anos. Esses animais foram extintos.

Onde e quando viveram os mastodontes e os mamutes

Os mastodontes são os parentes mais velhos dos mamutes. Eles dominavam a Terra cerca de 25 milhões de anos atrás. Os mastodontes viviam por todo o planeta.

Fósseis de mamutes foram encontrados em países de quase todos os continentes, mas não na Austrália nem na América do Sul. Esses animais viveram entre 1,8 milhão de anos e 10 mil anos atrás.

Características físicas

Os mastodontes eram menores que os elefantes atuais, porém mais robustos. As pernas eram mais curtas, maciças, parecidas com pilares. Sua pele era coberta por pelos longos, de cor castanho-avermelhada.

Em comparação, a maioria das espécies de mamute era quase do mesmo tamanho que os elefantes. Eles tinham cerca de 3 a 4 metros de altura. Os mamutes tinham uma pelagem lanosa, castanho-amarelada, de cerca de 2,5 centímetros de espessura.

Estudo dos fósseis

Os corpos de muitos mamutes se mantiveram por milhares de anos porque ficaram presos no gelo. Esses restos congelados foram descobertos e utilizados para estudos. Os primeiros seres humanos também deixaram pinturas de alguns animais nas paredes das cavernas da Europa. Essas pinturas dão pistas sobre esses animais selvagens.

Extinção

Os cientistas não sabem ao certo por que os mastodontes e os mamutes desapareceram. Pode ter sido por causa de uma mudança climática no ambiente em que viviam. Especialistas acreditam que o tempo começou a esfriar e grossas placas de gelo cobriram vastas áreas. Isso acabou com as pastagens nas quais esses animais viviam e se alimentavam.