Mesopotâmia 

Map/Still
A Mesopotâmia era uma antiga região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente …
Encyclopædia Britannica, Inc.
Projetos na Área de Pesquisa

Mesopotâmia é uma palavra da língua grega que significa “terra entre rios”. Assim era chamada uma antiga região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, na Ásia. Algumas das primeiras civilizações desenvolveram-se na Mesopotâmia. Atualmente, a região faz parte do Iraque.

Mesopotâmia é uma palavra da língua grega que significa “terra entre rios”. Assim era chamada uma antiga região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, na Ásia. Algumas das primeiras civilizações desenvolveram-se na Mesopotâmia. Atualmente, a região faz parte do Iraque.

Suméria e Acádia

Photograph
Representação em alto-relevo do rei Sargão. Por volta de 2350 a.C., …
© Photos.com/Jupiterimages
Photograph
O Grande Zigurate de Ur, no Iraque. Os zigurates eram templos com plataformas superpostas …
Spectrum Colour Library/Heritage-Images/Imagestate

A mais antiga civilização conhecida é a Suméria. Ela começou no sul da Mesopotâmia por volta de 4500 a.C. O povo sumeriano percebeu que o solo da região era bom para a lavoura. Pelo fato de não chover muito, os sumérios construíram sistemas de irrigação para levar água dos rios para os campos. Depois de 4000 a.C., as primeiras cidades do mundo começaram a se desenvolver na região, entre elas Kish, Uruk, Ur e Lagash. Em cerca de 3000 a.C., os sumérios criaram o primeiro sistema de escrita do mundo, a escrita cuneiforme, constituída por sinais em forma de cunha inscritos ou gravados na argila.

Ao norte da Suméria ficava a região chamada Acádia. No início de 2350 a.C., aproximadamente, um governante acadiano chamado Sargão conquistou a Suméria e grande parte do restante da Mesopotâmia. Foi o primeiro império do mundo.

Babilônia e Assíria

Photograph
Reconstrução da Porta de Ishtar, o oitavo portal da cidade da Babilônia, na …
© pio3/Shutterstock.com
Photograph
Fragmento de uma parede coberta pela escrita cuneiforme dos assírios. A Assíria foi …
© Yury Zap/Fotolia
Photograph
Fachada decorada com tijolos de vidro no palácio de Nabucodonosor II, rei da …
EB Inc. with permission of the Staatliche Museum zu Berlin

Por volta de 1900 a.C., um povo chamado amorita conquistou toda a Mesopotâmia. Sob seu comando, Babilônia tornou-se a cidade mais importante da Mesopotâmia. A cidade era tão poderosa que toda a região passou a ser conhecida como Babilônia. O rei babilônico mais importante foi Hamurábi. Ele ficou famoso por um conjunto de leis criado durante seu reinado.

O poder da Babilônia começou a declinar por volta de 1600 a.C. A grande potência que veio em seguida foi a Assíria. No século XIV a.C., os assírios começaram a construir um império que abrangia o norte da Mesopotâmia e ainda além. Em 671 a.C., os assírios expandiram seus domínios por toda a faixa de território que se estendia em direção ao Egito. O Império Assírio terminou por volta de 609 a.C.

Depois dele, um povo chamado caldeu criou um novo Império Babilônico. O mais importante rei da dinastia caldeia foi Nabucodonosor II, conhecido por sua força militar e por ter construído magníficos edifícios e jardins. Ele teve um papel importante na história judaica. Em 539 a.C., invasores persas dominaram os caldeus. O macedônio Alexandre, o Grande derrotou os persas em 330 a.C. Depois disso, a Mesopotâmia foi governada sucessivamente por gregos, romanos, árabes e turcos. Em 1921, a Mesopotâmia tornou-se o reino do Iraque.