instrumento musical 

Photograph
Instrumentos musicais são objetos usados para fazer música.
Highwaystarz-Photography—iStock/Thinkstock
Video

Vídeo de Abraão Adzenyah tocando o atumpan, instrumento de percussão de Gana, …
Wesleyan University Virtual Instrument Museum (www.wesleyan.edu/music/vim)
Video

Vídeo de uma interpretação do bonang, um idiofone da Indonésia, Sudeste …
Wesleyan University Virtual Instrument Museum (www.wesleyan.edu/music/vim)
Projetos na Área de Pesquisa

Um objeto que pode ser usado para fazer música é chamado de instrumento musical. Um instrumento musical pode ser tão grande e complexo quanto um piano ou tão pequeno e simples quanto um apito ou um sino minúsculo. Os instrumentos musicais são encontrados em quase todas as culturas e períodos históricos. Cientistas encontraram tambores de argila e trompetes de búzios que foram usados por alguns dos primeiros seres humanos, milhares de anos atrás.

Um objeto que pode ser usado para fazer música é chamado de instrumento musical. Um instrumento musical pode ser tão grande e complexo quanto um piano ou tão pequeno e simples quanto um apito ou um sino minúsculo. Os instrumentos musicais são encontrados em quase todas as culturas e períodos históricos. Cientistas encontraram tambores de argila e trompetes de búzios que foram usados por alguns dos primeiros seres humanos, milhares de anos atrás.

Os instrumentos musicais possuem grande poder de despertar e expressar emoções humanas e já foram empregados para muitas finalidades. Em alguns lugares se pensava que tivessem poderes mágicos. Em muitas culturas, tambores eram usados para afastar maus espíritos. Religiões de todo o mundo usam instrumentos em cerimônias de culto e para festejar datas sagradas. Instrumentos musicais eram usados para anunciar a chegada de reis e para instigar soldados à batalha. Além disso tudo, eles são tocados por prazer e para entretenimento.

Os instrumentos podem ser tocados individualmente ou em grupo. Um grupo de músicos que tocam juntos é conhecido como banda. Na música erudita ocidental, as composições tocadas por um grupo pequeno de músicos são conhecidas como música de câmara. Um grupo maior de instrumentistas é chamado de orquestra.

Instrumentos de percussão

Photograph
O dhol é um instrumento de percussão encontrado na Índia.
© maya/Fotolia
Photograph
Nativos norte-americanos tocam um tambor indígena durante uma celebração.
© Bill Perry/Fotolia
Art
Entre os instrumentos de percussão estão o xilofone, o tímpano, o gongo, a …
Encyclopædia Britannica, Inc.

Os instrumentos de percussão geralmente são usados para dar ritmo à música. Eles produzem som quando são golpeados, agitados, arranhados, dedilhados ou friccionados. Essa classe de instrumentos abrange sinos, pratos, castanholas, gongos, chocalhos, xilofones e tambores. Estes últimos têm uma membrana esticada que vibra quando é golpeada ou friccionada. Eles podem ser tocados com as mãos ou com outros objetos, como baquetas.

Instrumentos de corda

Photograph
Duas harpas do século XIX.
AdstockRF
Photograph
O violoncelo (à frente) e o violino (ao fundo) são dois instrumentos de corda que …
© iStockphoto/Thinkstock
Photograph
O violão é um dos instrumentos de corda mais populares. Muitas pessoas o tocam como …
Hill Street Studios—Blend Images/Thinkstock
Photograph
Jimi Hendrix durante sua apresentação em Woodstock, um famoso festival de …
Barry Z. Levine—Hulton Archive/Getty Images
Photograph
Uma instrumentista toca o ajaeng, um tipo de cítara com arco, em um conjunto de …
Korea Britannica Corp.
Photograph
A lira foi um instrumento musical de grande importância na Antiguidade.
AdstockRF
Art
Entre os instrumentos de corda estão o violino, o violão, o violoncelo, o contrabaixo …
Encyclopædia Britannica, Inc.

Os instrumentos de corda possuem cordas esticadas que vibram quando são dedilhadas, golpeadas ou friccionadas com um arco. Eles se dividem em categorias, baseadas no modo como as cordas são presas ao corpo do instrumento. As principais categorias são harpas, alaúdes, cítaras e liras.

As harpas têm muitas cordas, e cada uma delas produz uma nota diferente. O comprimento da corda determina o som que ela produz. As notas mais agudas saem das cordas mais curtas. As harpas modernas têm o formato aproximado de um triângulo. Para tocá-las, o músico dedilha as cordas.

Nos alaúdes, as cordas ficam presas ao corpo do instrumento e se estendem ao longo de um braço que se projeta do corpo. O corpo constitui a caixa de ressonância, que amplifica o som. Alguns exemplos de alaúdes são o violino, a viola, o violoncelo, o contrabaixo, o violão, o cavaquinho, o banjo, o bandolim e a guitarra. Diferentemente das harpas, esses instrumentos geralmente possuem apenas quatro ou cinco cordas. Para produzir som, o músico pressiona as cordas com uma mão; com a outra, ele pode dedilhá-las, friccioná-las com um arco ou tangê-las com um pequeno acessório chamado palheta.

Nas cítaras, as cordas ficam dispostas ao longo do corpo do instrumento. As cordas têm o mesmo comprimento que o corpo. As cítaras podem ter vários formatos, desde um tubo longo e estreito até uma caixa achatada e larga. O número de cordas também varia, desde uma até dúzias delas. As cordas são dedilhadas ou tocadas com um arco. Em algumas versões do instrumento, um pequeno martelo é usado para golpeá-las.

A família das liras teve grande importância na Antiguidade, porém hoje em dia é encontrada apenas em certas áreas do leste da África. As liras consistem de um corpo (cujo formato pode ser oval, redondo ou retangular), do qual se projetam dois braços. Esses braços são unidos no alto por uma barra. As cordas se esticam da barra até o corpo do instrumento. Para tocar a lira, o músico dedilha as cordas.

Instrumentos de sopro

Photograph
Um menino boliviano toca a flauta de Pã.
© Sjors737/Dreamstime.com
Photograph
Monge taoísta tocando uma flauta em Xangai, na China.
© Shawn McCullars
Photograph
A gaita de fole é um complexo instrumento de sopro tradicional de lugares como a Irlanda e a …
© Liviu Toader/Shutterstock.com
Photograph
Nesta foto tirada por volta de 1946, Louis Armstrong aparece tocando trompete, o instrumento que o …
William P. Gottlieb Collection/Library of Congress, Washington, D.C. (LC-GLB13-0020)
Art
Os instrumentos de sopro abrangem as madeiras, como a flauta, o clarinete, o oboé e o …
Encyclopædia Britannica, Inc.

Nos instrumentos de sopro, o som é gerado por um fluxo de ar que percorre o corpo do instrumento ou flui em volta dele. Na maioria dos casos, o ar vem da boca do instrumentista. Nas orquestras ocidentais modernas, os instrumentos de sopro se dividem em metais e madeiras. Os metais são feitos de latão ou de outro metal; as madeiras, apesar do nome, também podem ser feitas de metal. Os instrumentos do grupo dos metais incluem o trombone, o trompete, a trompa e a tuba. Dentre as madeiras estão o clarinete, o saxofone, a flauta e o oboé.

Outro sistema de classificação divide os instrumentos de sopro em instrumentos de aresta, de palheta e de bocal. Nos instrumentos de aresta, o músico sopra o ar junto à borda dura do instrumento. Um exemplo conhecido é a flauta de Pã, comum na América Latina, na Ásia e nas ilhas do Pacífico. Essas flautas são formadas por diversos tubos de diferentes comprimentos, unidos uns aos outros. O som é produzido quando o músico sopra na parte superior dos tubos, enviando o ar para dentro deles.

Os instrumentos de palheta possuem pelo menos uma lâmina fina feita de cana-do-reino ou de metal. O som é produzido quando o ar provoca a vibração dessa peça. O clarinete e o saxofone possuem uma palheta cada, enquanto o oboé e o fagote têm duas palhetas. Nesses casos, a palheta fica presa junto à embocadura (a parte do instrumento onde o músico coloca a boca para soprar). No caso da gaita de fole, as lâminas ficam posicionadas em diversas partes do instrumento. Esse tipo de gaita é formado por vários tubos e por uma bolsa (o fole). Quando o ar é forçado para fora do fole, as palhetas vibram e o som é produzido.

Nos instrumentos de bocal, é a vibração dos lábios comprimidos do músico que põe o ar em movimento. Essa classe inclui o trompete, a tuba e o trombone, porém existem vários outros em diversas partes do mundo. O didjeridu, por exemplo, é um instrumento de bocal típico dos aborígines da Austrália.

Instrumentos de teclado

Photograph
O órgão é um exemplo de instrumento de teclado.
© Mat Hayward/Fotolia
Photograph
No acordeão, o músico produz som ao pressionar as teclas, que ficam junto ao fole (a …
© Stockbyte/Thinkstock
Art
Entre os instrumentos de teclado estão o piano e o órgão.
Encyclopædia Britannica, Inc.

Para tocar um instrumento de teclado, o músico pressiona teclas. As teclas controlam um mecanismo que produz som. No caso do piano e do cravo, o som é produzido por cordas. As cordas do piano são acionadas por martelos, enquanto as cordas do cravo são beliscadas. No caso do órgão, ar comprimido é bombeado pelos tubos para produzir os sons. No caso do acordeão ou sanfona, o músico pressiona as teclas sobre uma caixa pregueada chamada fole. Com isso, o ar é forçado por duas palhetas, produzindo o som. O órgão eletrônico e o sintetizador criam muitos tipos diferentes de sons eletrônicos.