Netuno 

Photograph
Sistemas de tempestades e nuvens caracterizam a atmosfera de Netuno, como mostra a fotografia …
Jet Propulsion Laboratory/National Aeronautics and Space Administration
Projetos na Área de Pesquisa

Netuno é um dos oito planetas do Sistema Solar. É um imenso e distante planeta de cor azul. Em sua turbulenta atmosfera, ocorrem os ventos de maior velocidade já registrados entre os planetas que giram em torno do Sol.

Netuno é um dos oito planetas do Sistema Solar. É um imenso e distante planeta de cor azul. Em sua turbulenta atmosfera, ocorrem os ventos de maior velocidade já registrados entre os planetas que giram em torno do Sol.

Netuno é o planeta mais distante do Sol, a 4,8 bilhões de quilômetros do astro.

Características

Netuno é quase tão grande quanto seu vizinho mais próximo, Urano. O planeta tem 50.000 quilômetros de diâmetro — ou seja, a distância entre dois pontos opostos da superfície passando pelo seu centro. Isso equivale a quase quatro vezes o diâmetro da Terra.

Netuno é um dos planetas conhecidos como gigantes gasosos. Ele é constituído principalmente de gases, sobretudo hidrogênio e hélio. A pequena quantidade de gás metano é a responsável por sua coloração azulada. O planeta não tem superfície sólida, e os cientistas acreditam na existência de uma camada de líquidos quentes e densos em seu interior.

Um sistema de anéis de poeira circunda Netuno, mas eles não são tão grandes quanto os de Saturno.

Translação e rotação

Como todos os planetas, Netuno realiza dois tipos de movimento: translação e rotação. Netuno translada, ou viaja em torno do Sol, muito lentamente. Para completar apenas uma volta, ele leva aproximadamente 165 anos. Em outras palavras, um ano de Netuno equivale a 165 anos da Terra.

Netuno gira rápido ao redor de seu eixo, completando uma rotação em cerca de 16 horas. Assim, um dia em Netuno tem aproximadamente 16 horas.

Satélites

Em torno de Netuno giram mais de dez satélites, ou luas. A maior delas, Tritão, é quase do tamanho da lua da Terra. Acredita-se que Tritão tenha se formado como planeta independente, mas, por causa da força da gravidade, Netuno pode tê-lo atraído para sua órbita.

Observação e exploração

Netuno é um planeta muito grande. No entanto, é tão distante que não pode ser visto da Terra sem o uso de telescópio. E foi olhando através deles que, em 1846, o astrônomo alemão Johann Gottfried Galle descobriu Netuno. Apenas uma nave espacial chegou a Netuno: a nave americana Voyager 2, sem tripulação, em 1989.