Pelé 

Photograph
Pelé é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos.
© Matthew McKee—Eye Ubiquitous/Corbis
Projetos na Área de Pesquisa

Pelé é um ex-jogador de futebol brasileiro, considerado o melhor jogador de todos os tempos. Embora não atue mais profissionalmente, ele ainda é admirado por pessoas dos mais diferentes países e é apontado como o rei do futebol. Pelé tornou famosa a camisa 10, pois foi com ela que jogou durante quase toda a carreira.

Pelé é um ex-jogador de futebol brasileiro, considerado o melhor jogador de todos os tempos. Embora não atue mais profissionalmente, ele ainda é admirado por pessoas dos mais diferentes países e é apontado como o rei do futebol. Pelé tornou famosa a camisa 10, pois foi com ela que jogou durante quase toda a carreira.

Sua habilidade com a bola, sua ginga para dar dribles desconcertantes e sua criatividade para inventar jogadas que levavam ao gol o tornaram um dos mais importantes representantes do chamado futebol arte. Durante sua carreira, Pelé marcou 1.281 gols em 1.363 partidas oficiais. O milésimo gol foi marcado em uma partida de seu time, o Santos, contra o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, em 1969, no Estádio do Maracanã.

Pelé foi eleito o atleta do século em 1981 por jornalistas de vários países. Em 2000, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) deu a ele o prêmio de Melhor Jogador do Século XX (título dividido com o argentino Diego Maradona).

Infância e adolescência

Photograph
Pelé defendendo o Santos em partida contra o time norte-americano Oakland Clippers, na …
AP

Edson Arantes do Nascimento é o nome de Pelé. Ele nasceu no dia 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, no interior do estado de Minas Gerais.

Aprendeu a jogar futebol com seu pai, que também foi jogador. Quando era garoto, Pelé faltava à aula para bater bola. Acabou saindo da escola e, aos 11 anos, começou a receber treinamento profissional. Aos 17, ganhou sua primeira Copa do Mundo, em 1958.

Trajetória profissional

Photograph
Pelé vestindo a camisa do New York Cosmos. Em 1974, o jogador deixou o Santos e foi para os …
Luiz Alberto—Keystone/Getty Images

Pelé foi jogador do Santos Futebol Clube (da cidade de Santos, no estado de São Paulo) de 1956 a 1974. Ele levou o time a muitas conquistas.

Pelé detém vários títulos, entre eles o de recordista de gols em um único campeonato, já que colocou a bola na rede 58 vezes (em 38 partidas) durante o Campeonato Paulista de 1958. É também o único jogador a conquistar três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970). Ele também jogou na Copa de 1966, na qual o Brasil não levou o título. Na década de 1960, jogando pelo Santos, foi bicampeão mundial interclubes, venceu a Taça Brasil (campeonato brasileiro da época) por cinco anos seguidos e, entre 1960 e 1969, foi campeão paulista oito vezes.

Em 1974, Pelé deixou o Santos para jogar no New York Cosmos, nos Estados Unidos. Muitos brasileiros se manifestaram e pediram que ele não fosse embora, mas Pelé aceitou o convite e, em 1977, levou o Cosmos à conquista do campeonato americano.

Fora de campo

Em 1977, Pelé parou de jogar futebol profissionalmente e passou a se dedicar a atividades sociais. Desde então, participa de campanhas de solidariedade e atua como representante do esporte brasileiro em inúmeros eventos.

Foi nomeado embaixador da ONU para a Ecologia e o Meio Ambiente em 1992 e embaixador da Boa Vontade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1994.

Entre 1995 e 1998, Pelé foi ministro dos Esportes no governo de Fernando Henrique Cardoso. Nesse período, criou a Lei Pelé, que terminou com a Lei do Passe e deu aos jogadores de futebol brasileiros o direito de definir em que time querem jogar, respeitando apenas o contrato firmado entre eles e o time. Antes dessa lei, o clube detinha o passe do jogador e decidia se ele podia jogar em outro time ou não.

Pelé se casou duas vezes e teve sete filhos. Um deles, Edinho, foi goleiro do Santos. Longe dos campos, Pelé gravou discos e participou de vários filmes, além de ser disputado para campanhas publicitárias de muitas empresas.