Índice deste artigo
Imprimir este Índice

abacaxi 

Photograph
O abacaxi surge de dentro de um feixe de folhas em forma de espadas.
© Phil Schermeister/Corbis
Projetos na Área de Pesquisa

O abacaxi é uma fruta doce e suculenta que cresce de uma planta com o nome científico de Ananas comosus. “Ananás” significa “fruta excelente” em guarani.

O abacaxi é uma fruta doce e suculenta que cresce de uma planta com o nome científico de Ananas comosus. “Ananás” significa “fruta excelente” em guarani.

O abacaxi cresce em áreas tropicais (quentes) em todo o mundo. Entre os principais produtores de abacaxi estão a Tailândia, as Filipinas, a Índia, a China, o Brasil e o estado do Havaí, dos Estados Unidos.

Os abacaxis se desenvolvem em plantas que têm folhas em forma de longas espadas, outras folhas menores e flores roxas. Enquanto crescem, essas folhas menores e as flores se unem para formar o abacaxi.

O abacaxi maduro é parecido com um cacto. A camada externa é muito rígida e tem seções parecidas com olhos. Cada “olho” é formado a partir de uma flor. Um grupo de folhas cresce na parte de cima da fruta e é chamado de coroa. A parte de dentro da fruta é suculenta e amarela.

Alguns abacaxizeiros não produzem sementes. Nesses casos, as novas plantas crescem de mudas ou pedaços da planta. Os fazendeiros preparam o plantio colocando uma camada de papel grosso ou plástico sobre o solo e plantando as mudas através de buracos feitos nessa cobertura. A função da cobertura é proteger as novas plantas.

O abacaxi pode ser comido fresco ou em conserva e também é usado em tortas e bolos. As folhas do abacaxi têm uma fibra sedosa que nas Filipinas é usada para produzir um tecido delicado conhecido como “pano de abacaxi”.