Elvis Presley 

Photograph
Elvis Presley
© Bettmann/Corbis
Projetos na Área de Pesquisa

Elvis Presley foi um famoso astro da música popular americana, tendo sido um dos primeiros a cantar e tocar rock. Por isso, é muitas vezes chamado “Rei do Rock and Roll”.

Elvis Presley foi um famoso astro da música popular americana, tendo sido um dos primeiros a cantar e tocar rock. Por isso, é muitas vezes chamado “Rei do Rock and Roll”.

Elvis Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935, em Tupelo, no estado do Mississípi, nos Estados Unidos. Sua família era muito pobre. No fim da década de 1940, eles se mudaram para Memphis, no estado do Tennessee. Elvis gostava muito de música de vários estilos, entre os quais o gospel, o blues e o country.

Início da carreira

Em 1953, com 18 anos, ele foi até o estúdio de gravação de Sam Phillips para gravar uma música para sua mãe. Philips era o dono de uma nova gravadora, chamada Sun Records. Ele gostou da maneira de cantar de Elvis. Em 1954, Presley fez suas primeiras gravações para a Sun, entre elas a canção “That’s All Right Mama”, que se tornou sucesso local.

Em 1955, ele começou a gravar para a RCA Victor, uma gravadora importante. Entre os seus primeiros sucessos estavam “Don’t Be Cruel”, “All Shook Up” e “Hound Dog”. A canção “Heartbreak Hotel” foi a primeira de sua carreira a chegar ao topo da parada americana de vendas de compactos simples (singles), em 1956. O álbum Elvis Presley, lançado no mesmo ano, foi o primeiro álbum de rock a ultrapassar a marca dos 500 mil exemplares vendidos nos Estados Unidos. Com isso, também alcançou o topo da parada americana de LPs. Até hoje, é considerado um dos mais importantes discos da história do rock.

Os jovens do mundo inteiro começaram a cantar e a dançar rock, que no início foi considerado uma dança imoral, por mexer muito com a região dos quadris.

Elvis Presley começou a carreira de ator em 1956. Seu primeiro filme, Love Me Tender (Ama-me com ternura, no Brasil), foi lançado no mesmo ano. Ao todo, ele estrelou mais de trinta filmes.

A ida para o exército e fama internacional

Em 1958, Elvis se afastou da vida artística para prestar o serviço militar. Foi servir o exército americano nas forças baseadas na Alemanha. Em 1960, ao regressar aos Estados Unidos, ele continuou gravando, atuando e se apresentando ao vivo. Nos anos 1970, Presley começou a ter problemas de saúde e na vida pessoal. Quando não fazia apresentações públicas, passava a maior parte do tempo em Graceland, nome de sua mansão, localizada em Memphis. Elvis Presley morreu em 16 de agosto de 1977.

Com cerca de cinquenta discos originais, além de múltiplas coletâneas, Elvis Presley foi um dos cantores de maior êxito da história da música popular e continua mundialmente famoso mais de trinta anos depois de sua morte. Graceland, sua mansão, foi tombada pelo patrimônio histórico dos Estados Unidos e é hoje um museu e um complexo turístico. Recebe anualmente milhares de visitantes.