chuva 

Photograph
Pessoas usam guarda-chuvas num dia chuvoso em Londres, na Inglaterra.
© Michal Kolodziejczyk/Fotolia
Photograph
Esta perereca está aproveitando bem a chuva.
Gail Shumway—Taxi/Getty Images
Art
A água da Terra é reciclada continuamente. Ela cai no solo como chuva ou neve, …
Encyclopædia Britannica, Inc.
Video

A chuva ácida se forma a partir da poluição, afetando negativamente a …
Created and produced by QA International. © QA International, 2010. All rights reserved. www.qa-international.com
Projetos na Área de Pesquisa

A água tem três formas: líquida, sólida (em forma de gelo) e gasosa (em forma de vapor). A chuva é a forma líquida da água que cai em gotas do céu.

A água tem três formas: líquida, sólida (em forma de gelo) e gasosa (em forma de vapor). A chuva é a forma líquida da água que cai em gotas do céu.

A chuva abastece lagos, lagoas, rios e riachos, fornecendo a água fresca necessária à sobrevivência dos seres humanos, dos animais e das plantas. O excesso de chuva, porém, pode causar inundações perigosas.

Formação da chuva

A chuva faz parte do infinito ciclo da água da Terra. No início do ciclo, a luz solar aquece a água na superfície do planeta. O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. À medida que esfria, o vapor de água volta ao estado líquido em forma de gotículas. As gotículas se formam em torno da poeira e de outras partículas por meio de um processo chamado condensação.

As nuvens se formam a partir de uma grande quantidade dessas gotículas. Em uma nuvem, elas se juntam com outras gotinhas formando gotas maiores de água. Por fim, as gotas ficam pesadas demais para continuar na nuvem e caem como chuva na Terra. Assim recomeça o ciclo da água.

Às vezes, as gotas de água congelam e viram cristais de gelo nas nuvens. Os cristais de gelo podem derreter enquanto caem em direção do solo. Essa é outra maneira pela qual a chuva se forma.

Onde a chuva cai

A chuva cai em quase todos os lugares da Terra. Um dos lugares mais chuvosos do mundo é o monte Waialeale, no Havaí, onde chove cerca de 350 dias por ano, totalizando 1.170 centímetros anuais de chuva. Um dos lugares mais secos da Terra é o deserto de Atacama, no Chile, que recebe menos de 0,1 centímetro de chuva por ano. Há séculos não chove em algumas partes desse deserto.

Chuva ácida

A chuva lava a poeira e a sujeira do ar. Mas nem sempre a chuva é pura. Às vezes, substâncias químicas poluentes expelidas por carros, fábricas e usinas elétricas ficam presas nas nuvens. A chuva proveniente dessas nuvens contém essas substâncias químicas nocivas. Essa chuva poluída, conhecida como chuva ácida, pode fazer mal a plantas, animais, pessoas e propriedades.