ciência e método científico 

Photograph
Cientistas desenvolvem pesquisas com células-tronco em um laboratório do HCor, o …
Mauricio Lima—AFP/Getty Images
Photograph
Paleontólogos desenterram ossos de dinossauro encontrados no México em 2013. A …
INAH/Reuters/Landov
Video

Na ciência, hipóteses, teorias e modelos desempenham diferentes funções.
Encyclopædia Britannica, Inc.
Art
O método científico é o processo usado pelos cientistas para resolver …
Encyclopædia Britannica, Inc.
Projetos na Área de Pesquisa

A ciência é um vasto campo de estudos cujo objetivo é buscar conhecimento sobre o Universo e tudo o que se encontra nele. As pessoas que trabalham com a ciência são chamadas de cientistas. A forma de trabalhar dos cientistas chama-se método científico.

A ciência é um vasto campo de estudos cujo objetivo é buscar conhecimento sobre o Universo e tudo o que se encontra nele. As pessoas que trabalham com a ciência são chamadas de cientistas. A forma de trabalhar dos cientistas chama-se método científico.

Ramos da ciência

A ciência trata de uma grande variedade de assuntos. Eles podem ser agrupados em três ramos: ciências físicas, ciências naturais e ciências sociais.

Ciências físicas

As ciências físicas tratam de coisas não vivas — desde as pequenas partículas que formam um átomo até o Universo em si. A física é o estudo da matéria e das forças que agem sobre ela. A química é o estudo das substâncias. A astronomia investiga as estrelas, os planetas e outros objetos que se encontram no espaço sideral. As ciências da Terra (ou geociências) estudam as características de nosso planeta. A matemática, ou estudo dos números, é também uma ciência física, além de servir de ferramenta para quase todas as outras áreas da ciência.

Ciências naturais

As ciências naturais tratam dos seres vivos e de seu ambiente. A biologia é o estudo do mundo natural e de tudo o que vive nele. A botânica, que estuda as plantas, e a zoologia, que estuda os animais, são campos da biologia. A medicina é a ciência da saúde.

Ciências sociais

As ciências sociais tratam da vida humana e da cultura. A sociologia é o estudo das sociedades, ou dos grupos formados pelas pessoas. A psicologia investiga a mente humana e as emoções. A geografia é o estudo da superfície da Terra. A antropologia é a análise dos seres humanos e de suas culturas, desde os tempos pré-históricos até hoje. A economia é o estudo das atividades de produção e consumo de bens.

O método científico

Os cientistas acreditam que existe uma explicação natural para a maior parte das coisas. Para estudar qualquer assunto, eles fazem muitas observações e tentam entender as causas dos problemas, para então buscar uma solução para eles. Ao aprender o que causa uma doença, por exemplo, os cientistas podem trabalhar para encontrar uma cura ou impedir que ela se espalhe.

O procedimento que os cientistas utilizam para resolver problemas é chamado de método científico. Primeiro, eles tentam descobrir o máximo possível sobre o assunto que estão estudando. Em seguida, formulam uma hipótese para explicar o problema. O próximo passo é testar a hipótese por meio de experimentos. Se os experimentos não confirmarem a hipótese, os cientistas a revisam e a testam de novo. Mas, se a hipótese for confirmada, ela será aceita como verdadeira. Uma hipótese só deixa de ser aceita como verdadeira quando alguém faz novos experimentos e prova que ela é falsa.

Usando as informações que descobrem ao testar hipóteses, os cientistas desenvolvem teorias científicas. Uma teoria é muito mais ampla do que uma hipótese. As teorias são a melhor explicação encontrada pelos cientistas para esclarecer por que certos fenômenos acontecem no mundo natural. Às vezes, quando os pesquisadores descobrem novas informações, as teorias precisam ser revistas e atualizadas.