atletismo 

Photograph
No arremesso de dardo, o objetivo é atirar a lança o mais longe possível.
© Brenda Carson/Fotolia
Photograph
Atletas disputando uma corrida com barreiras.
Anja Niedringhaus/AP
Art
Durante uma competição, os atletas participam de diferentes provas de arremesso, …
Encyclopædia Britannica, Inc.
Projetos na Área de Pesquisa

O conjunto das modalidades esportivas de corrida, salto e arremesso é chamado de atletismo. O atletismo é a mais antiga forma de esporte organizado, fazendo parte importante das competições dos Jogos Olímpicos.

O conjunto das modalidades esportivas de corrida, salto e arremesso é chamado de atletismo. O atletismo é a mais antiga forma de esporte organizado, fazendo parte importante das competições dos Jogos Olímpicos.

Competições e provas

As provas de atletismo acontecem durante eventos chamados competições. As competições podem ser ao ar livre ou em lugares fechados. A maioria delas ocorre em estádios abertos que têm um campo gramado cercado por uma pista de corrida oval.

As provas de uma competição são divididas em provas de pista e de campo. Nas provas de pista, os atletas competem ao mesmo tempo. A pista usada para corridas ao ar livre tem 400 metros e é dividida em raias. Todas as outras provas da competição — os saltos e os arremessos — normalmente acontecem no campo gramado.

Corridas

As corridas de curta distância são chamadas de corridas de velocidade ou de tiro rápido. Elas podem cobrir 100, 200 ou 400 metros. Os atletas que participam dessas provas são chamados de velocistas e precisam largar com rapidez. Eles correm na sua velocidade máxima o tempo todo.

As corridas de média distância, ou meio-fundo, cobrem distâncias de 800 a 2.000 metros. Assim como os velocistas, os meio-fundistas precisam de velocidade. Mas, ao contrário dos velocistas, eles não correm em velocidade máxima o tempo todo. Eles precisam ajustar sua velocidade a fim de garantir que tenham força suficiente para percorrer uma distância maior.

As provas de longa distância, ou de fundo, cobrem 3.000 metros ou mais. A velocidade não é tão importante para as corridas de longa distância quanto para as de distâncias menores. Acima de tudo, os fundistas, como são conhecidos os corredores que competem nessas provas, precisam ter ótimo condicionamento físico. Eles precisam ser capazes de correr por bastante tempo. A maratona é uma prova de longa distância que cobre 42,2 quilômetros. As maratonas acontecem em ruas e estradas. As corridas cross-country são provas de longa distância que acontecem em terrenos naturais.

Há muitos outros tipos de corrida. As corridas de revezamento são disputadas por equipes formadas por quatro corredores. Cada membro do time corre um quarto da distância total da prova. As corridas com barreiras combinam a corrida de velocidade com o salto sobre barreiras. A corrida com obstáculos é uma prova de fundo na qual os atletas têm que pular por cima de barreiras e de pequenos fossos com água.

Saltos

Há quatro provas de salto em uma competição de atletismo: o salto em altura, o salto com vara, o salto em distância e o salto triplo. O salto em altura e o salto com vara são chamados de saltos verticais. O atleta que saltar mais alto ganha. No salto em altura, os atletas tentam pular por cima de uma barra fina apoiada em dois suportes. No salto com vara, os atletas também tentam saltar por cima de uma barra, mas ela é colocada mais longe do solo. Os atletas usam uma vara longa e flexível para ganhar altura e impulsionar-se para o outro lado da barra.

O salto em distância e o salto triplo são chamados de saltos horizontais. Vence o atleta que saltar mais longe. Nas duas provas, o atleta começa com uma corrida de velocidade. No salto em distância, no final da corrida o atleta dá um único salto para a frente. No caso do salto triplo, o atleta faz três ações: uma impulsão, uma passada e um salto.

Arremessos

Uma competição de atletismo inclui quatro provas de arremesso: o arremesso de peso, o arremesso de martelo, o arremesso de disco e o arremesso de dardo. Em cada uma dessas provas os atletas tentam lançar um objeto o mais longe possível. No arremesso de peso, o atleta lança uma pequena bola de metal. O martelo é uma pequena bola de metal presa por um cabo a uma alça. O disco tem a forma de um prato. O dardo é uma lança. O atleta que atirar o objeto mais longe ganha.

Decatlo e heptatlo

O decatlo e o heptatlo são competições que combinam várias provas e testam todas as habilidades do atleta. Nos Jogos Olímpicos, os homens competem no decatlo, e as mulheres, no heptatlo. O atleta ganha pontos para cada prova; no final, esses pontos são somados para determinar o vencedor.

Tanto o decatlo quanto o heptatlo requerem dois dias de provas. O decatlo é formado por dez provas: as corridas de 100, 400 e 1500 metros; os 110 metros com barreiras; os arremessos de peso, de disco e de dardo; e os saltos com vara, em distância e em altura. O heptatlo consiste em sete provas: as corridas de 200 e 800 metros; os 100 metros com barreiras; os saltos em altura e em distância; e os arremessos de peso e de dardo.

História

Há milhares de anos, pessoas de diferentes culturas competiam em corridas e outras provas de atletismo. Os primeiros registros dos Jogos Olímpicos que aconteceram na Grécia são do ano 776 a.C. Naqueles jogos houve apenas uma prova: uma corrida. Mais tarde, os Jogos Olímpicos da Grécia antiga se tornaram uma competição de cinco provas: corrida, salto em distância, luta, arremesso de dardo e arremesso de disco. Os antigos Jogos Olímpicos pararam de acontecer em 300 d.C.

As provas de atletismo praticadas hoje em dia foram desenvolvidas na Inglaterra, onde o esporte começou no século XII. Porém o atletismo só passou a ser um esporte bem organizado no século XIX.

Os Jogos Olímpicos começaram a acontecer novamente em 1896. As Olimpíadas ajudaram a difundir o interesse pelo atletismo no mundo todo. Uma organização chamada Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, do inglês International Association of Athletics Federations) organiza as competições de atletismo durante os Jogos Olímpicos. Ela também aprova todos os recordes mundiais batidos durante as competições.

O atletismo no Brasil

No Brasil, o órgão responsável pelo atletismo é a Confederação Brasileira de Atletismo. Até os Jogos Olímpicos de 2012, realizados em Londres, o país ganhou 14 medalhas em provas olímpicas de atletismo: quatro de ouro, três de prata e sete de bronze. Ademar Ferreira da Silva foi o primeiro brasileiro a ganhar o ouro em uma prova de atletismo nos Jogos Olímpicos. Ele venceu a prova de salto triplo masculino em Helsinque, na Finlândia, em 1952, e em Melbourne, na Austrália, em 1956. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008, Maurren Higa Maggi ganhou uma medalha de ouro ao vencer a prova feminina de salto em distância.