Vincent van Gogh 

Photograph
Vincent van Gogh pintou muitos autorretratos. Seu Autorretrato com chapéu de palha
Francis G. Mayer/Corbis
Photograph
Este detalhe do quadro Girassóis, de Vincent van Gogh, revela as fortes …
© Scala/Art Resource, New York
Projetos na Área de Pesquisa

Van Gogh foi um artista holandês que fazia lindas pinturas. Enquanto estava vivo, ele só conseguiu vender um único quadro. Cem anos depois, no final do século XX, as suas obras eram vendidas por milhões de dólares.

Van Gogh foi um artista holandês que fazia lindas pinturas. Enquanto estava vivo, ele só conseguiu vender um único quadro. Cem anos depois, no final do século XX, as suas obras eram vendidas por milhões de dólares.

Vincent Willem van Gogh nasceu em 30 de março de 1853, em Zundert, na Holanda. Tentou ser, como seu irmão Theo van Gogh, um vendedor de quadros (marchand). Mais tarde, mergulhou nos estudos religiosos, tendo chegado a trabalhar como missionário na Bélgica.

Van Gogh só começou a carreira artística em 1880, com 27 anos. Nos dez anos seguintes, criou mais de oitocentas pinturas a óleo, além de setecentos desenhos. Mudou-se muitas vezes, pintando e estudando arte na Holanda e na Bélgica.

Quando se mudou para Paris, conheceu muitos artistas modernos, e seu estilo tornou-se menos tradicional. Em 1888, mudou-se para Arles, no sudeste da França, onde criou algumas de suas melhores obras.

Uma história famosa aconteceu em Arles, em 1888. Depois de discutir com o pintor Paul Gauguin, Van Gogh teria cortado metade de sua orelha esquerda, segundo dizem. Mas há também quem diga que quem lhe cortou a orelha foi Gauguin, durante uma briga.

Atormentado e instável, um gênio desajustado, Van Gogh passou a maior parte da vida em hospitais psiquiátricos. Em 27 de julho de 1890, recolhido a uma clínica em Auvers-sur-Oise, perto de Paris, foi para o meio de um trigal e ali deu um tiro no peito. Morreu dois dias depois.

Vincent van Gogh é famoso pelos seus autorretratos cheios de vida e de cores, pelas pinturas de flores e pelas belas paisagens, como a Noite estrelada. Van Gogh trabalhava com muita velocidade e paixão, dando grandes pinceladas.

Ele exerceu grande influência no movimento artístico chamado expressionismo, que mostra as emoções agitadas do artista, despertadas pelos objetos e acontecimentos da vida cotidiana.