vôlei 

Photograph
Jogadores brasileiros e cubanos se enfrentam durante a final do Campeonato Mundial de Voleibol de …
Max Rossi—Reuters/Landov
Photograph
O vôlei de praia é bastante apreciado como forma de lazer.
© erwinova/Fotolia
Projetos na Área de Pesquisa

O vôlei, ou voleibol, é um esporte em equipe no qual os jogadores usam as mãos e os punhos para bater na bola e fazê-la passar por cima de uma rede. Dois times, geralmente com seis jogadores cada, disputam a partida. O vôlei pode ser jogado em um ginásio coberto ou ao ar livre, na praia ou num parque.

O vôlei, ou voleibol, é um esporte em equipe no qual os jogadores usam as mãos e os punhos para bater na bola e fazê-la passar por cima de uma rede. Dois times, geralmente com seis jogadores cada, disputam a partida. O vôlei pode ser jogado em um ginásio coberto ou ao ar livre, na praia ou num parque.

Quadra e equipamentos

O jogo é realizado em uma quadra de 9 metros de largura por 18 metros de comprimento. Uma linha central, ao longo da qual existe uma rede alta, divide a quadra em duas áreas iguais. Cada time joga de um lado dessa rede. A bola (cheia de ar) pesa entre 260 e 280 gramas.

O jogo

A partida começa quando um jogador dá o saque, ou serviço. Situado no fundo da quadra, ele golpeia a bola, fazendo-a passar acima da rede e chegar à quadra adversária. O outro time recebe a bola, tentando evitar que ela caia na quadra e, ao mesmo tempo, procurando jogá-la de volta por cima da rede, para acertar a quadra adversária. Isso tudo pode ser feito com três toques no máximo. O jogador que recebe a bola lança-a para o ar, e outros jogadores do mesmo time passam a bola entre si até achar a melhor posição para golpeá-la. Uma boa recepção permite à equipe devolver a bola com mais força, o que torna difícil para o outro time defendê-la.

O ponto é marcado quando a bola atinge o chão da quadra adversária. Outra maneira de marcar ponto é quando a bola encosta em um jogador do outro time e cai fora dos limites da quadra, ou quando algum outro erro é cometido.

A partida se divide em quatro tempos, chamados sets. O time que marca 25 pontos (tendo pelo menos dois de vantagem em relação ao outro time) vence o set. Caso haja empate depois de quatro sets, é disputado o quinto set, cuja pontuação vai até 15.

Vôlei de praia

O vôlei de praia é praticado na areia. A modalidade surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1960, e é reconhecida como esporte profissional desde 1980.

A quadra, medindo 16 metros de comprimento por 8 metros de largura, é demarcada na areia com fita. No meio da quadra se estende a rede, que deve ficar a 2,43 metros de altura para os times masculinos ou a 2,24 metros para os femininos. A partida é disputada por equipes de dois ou quatro jogadores, e vence a equipe que ganha dois sets (o jogo tem três sets).

O vôlei de praia tornou-se um esporte olímpico em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos.

História

O voleibol foi inventado por William G. Morgan em 1895, na YMCA (sigla em inglês para Young Men’s Christian Association, ou Associação Cristã de Moços), no estado americano de Massachusetts. Logo o jogo se tornou popular nas escolas e nos pátios dos Estados Unidos. No início do século XX, o esporte se difundiu para outras partes do mundo. Em 1947, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi criada para regular o esporte pelo mundo. Em 1964, o vôlei tornou-se um esporte olímpico tanto para homens como para mulheres. Atualmente, a FIVB patrocina também diversos outros torneios, incluindo os de vôlei de praia.