Índice deste artigo
Imprimir este Índice

vento 

Photograph
O vento forte sopra a neve e enverga as árvores.
Pal Hermansen—Stone/Getty Images
Video

O vento: os movimentos do ar a partir das zonas de alta pressão para as de baixa …
Created and produced by QA International. © QA International, 2010. All rights reserved. www.qa-international.com
Projetos na Área de Pesquisa

O vento é o movimento do ar perto da superfície da Terra. Ele pode ser uma leve brisa ou um forte vendaval. Os ventos mais fortes acontecem durante tempestades chamadas tornados, ciclones ou furacões.

O vento é o movimento do ar perto da superfície da Terra. Ele pode ser uma leve brisa ou um forte vendaval. Os ventos mais fortes acontecem durante tempestades chamadas tornados, ciclones ou furacões.

O vento é causado por mudanças de temperatura no ar, na terra e na água. Quando o ar passa sobre uma superfície quente, se aquece e sobe. Isso deixa espaço para o ar mais frio ocupar o seu lugar. O ar em movimento é o vento.

Os ventos são nomeados de acordo com a direção de onde vêm, não da direção para onde sopram. Por exemplo, ventos que sopram de oeste para leste são chamados de ventos de oeste.

Os ventos afetam muito o clima. Eles trazem ar frio para as regiões quentes. Eles também trazem chuva, neve e até poeira e areia. No sul da Ásia, por exemplo, ventos conhecidos como monções trazem muita chuva durante o verão. Isso acontece porque o ar fresco e úmido se move do oceano para a terra quente.

Os grandes movimentos de ar ao redor da Terra são chamados de ventos planetários. Entre os ventos planetários mais conhecidos estão os alísios. Os alísios são dois grandes cinturões de vento em cada lado da linha do equador. Eles sempre sopram de leste para oeste.

Há muito tempo os seres humanos aproveitam a força dos ventos. Os primeiros navegantes usaram os ventos planetários para viajar pelos oceanos. Povos primitivos também construíam moinhos de vento, ou máquinas que usam o vento para virar pedras ou moer grãos. Atualmente, os moinhos de vento são utilizados para mover turbinas que geram energia elétrica.