Índice deste artigo
Imprimir este Índice

ioga 

Photograph
Pessoas reunidas em uma aula de ioga mostram a concentração necessária na …
© Pete Saloutos/Corbis
Projetos na Área de Pesquisa

A ioga é um sistema de treinamento do corpo e da mente que envolve práticas meditativas desenvolvidas no hinduísmo (e, mais recentemente, também adaptadas pelo budismo). A palavra “ioga” vem da antiga língua sânscrita da Índia e significa “união”. Tem a mesma raiz da palavra “jugo”, que é a peça de madeira sobreposta à junta de bois que trabalham juntos na lavoura. No hinduísmo, as pessoas praticam ioga para sentir-se unidas com um poder superior, por meio de posturas (posições do corpo) e técnicas de respiração e meditação (um exercício mental).

A ioga é um sistema de treinamento do corpo e da mente que envolve práticas meditativas desenvolvidas no hinduísmo (e, mais recentemente, também adaptadas pelo budismo). A palavra “ioga” vem da antiga língua sânscrita da Índia e significa “união”. Tem a mesma raiz da palavra “jugo”, que é a peça de madeira sobreposta à junta de bois que trabalham juntos na lavoura. No hinduísmo, as pessoas praticam ioga para sentir-se unidas com um poder superior, por meio de posturas (posições do corpo) e técnicas de respiração e meditação (um exercício mental).

Atualmente, muitas pessoas praticam ioga sem relacioná-la a religião alguma, apenas como exercício físico e mental e para relaxar. Os movimentos e as posturas da ioga são mais suaves que muitas outras formas de exercício. Por causa disso, pessoas de idades e níveis de preparo físico diferentes podem realizá-los. A forma mais popular de ioga chama-se hataioga.

A prática da ioga envolve a aprendizagem de várias posturas com o corpo, conhecidas como ássanas. Uma ássana muito conhecida é chamada postura de lótus. Nessa posição, a pessoa senta-se com as pernas cruzadas, de forma que o de cada perna possa descansar na coxa oposta. As pessoas com muita prática de ioga podem se manter numa ássana por muito tempo.

A ioga também tem muitos exercícios de respiração. A respiração profunda ajuda a enviar oxigênio para o sangue e também contribui para que as pessoas relaxem. Enquanto a pessoa se concentra na respiração, a mente fica mais límpida, afastando as preocupações.