Índice deste artigo
Imprimir este Índice

afoxé 

Photograph
O grupo afoxé Filhos de Gandhy desfila no Carnaval de Salvador, na Bahia. Eles marcam o …
Rafael Nedermeyer/AE/AP
Photograph
O agogô, instrumento musical africano trazido pelos iorubas, emite som quando se bate nas …
© Rob Byron/Fotolia
Audio
Padrão de ritmo do agogô, instrumento musical de origem africano.
Freddythehat
Audio
Som do agogô, um instrumento usado em vários géneros musicais brasileiros.
Freddythehat
Projetos na Área de Pesquisa

Afoxé é um tipo de grupo característico do folclore de Salvador, no estado da Bahia, ligado aos cultos afro-brasileiros. Os grupos de afoxé desfilam pelas ruas da cidade durante o Carnaval.

Afoxé é um tipo de grupo característico do folclore de Salvador, no estado da Bahia, ligado aos cultos afro-brasileiros. Os grupos de afoxé desfilam pelas ruas da cidade durante o Carnaval.

A diferença em relação aos demais blocos carnavalescos é que o afoxé tem caráter religioso, com origem nos rituais de devoção às divindades do candomblé, enquanto os outros blocos são profanos, ou seja, não são ligados a nenhuma religião.

Os afoxés existem desde 1922. Antes do início do desfile, é realizado um ritual a Exu, chamado padé de Exu, para que esse orixá (isto é, essa divindade) não interrompa a festa. Então, todos fazem reverência a Babalotim, boneca preta bordada no estandarte do afoxé, que representa Cosme e Damião.

Acabado esse ritual, o estandarte é carregado por um menino de 8 a 10 anos de idade, seguido pelo rei e pela rainha do afoxé e, depois, pelas filhas de santo vestidas de baianas. Em geral, é assim que se inicia a apresentação de um grupo de afoxé.

A língua portuguesa e algumas línguas africanas, como a nagô, se misturam nos cantos do afoxé. Os ritmos são muito importantes, marcados sobretudo por instrumentos de percussão como atabaques e agogôs. Além disso, as cores das roupas costumam estar ligadas aos cultos afro-brasileiros, tendo cada qual o seu significado.

Grupos como Filhos de Gandhy, Olodum, Ilê Aiyê e Badauê ajudaram a tornar o afoxé conhecido e a fazer famoso o Carnaval de Salvador.

Costuma-se chamar de afoxé também o ritmo musical que acompanha os desfiles dos blocos. Outro nome para esse ritmo é ijexá.

Afoxé é ainda o nome de um instrumento musical de percussão, composto de um cilindro curto e largo revestido com uma rede de pequenas bolas de plástico e preso a um cabo.