álcool 

Photograph
Fábrica de etanol do lado de um plantio de milho.
© Jim Parkin/Fotolia
Photograph
A cerveja é uma bebida alcoólica obtida pela fermentação da cevada.
© Nitr/Fotolia
Projetos na Área de Pesquisa

O álcool é uma substância geralmente encontrada em estado líquido, embora também seja produzido em gel. Ele está presente em diversos produtos, como bebidas, cosméticos e produtos de limpeza.

O álcool é uma substância geralmente encontrada em estado líquido, embora também seja produzido em gel. Ele está presente em diversos produtos, como bebidas, cosméticos e produtos de limpeza.

Composição química

O álcool é um dos compostos químicos mais comuns (um composto químico é uma combinação de elementos químicos). Ele é formado pelos elementos carbono, hidrogênio e oxigênio.

O álcool pode ser obtido a partir de materiais naturais — como frutas, grãos, madeira ou carvão —, mas também pode ser sintetizado, ou seja, criado em laboratório.

Tipos de álcool

Existem muitos tipos de álcool. Os dois mais conhecidos são o álcool etílico e o álcool metílico.

O álcool etílico também é chamado de etanol. Geralmente é obitdo através da fermentação do milho ou de outros grãos. O álcool etílico é incolor (não tem cor) e inflamável (pega fogo facilmente). É usado para produzir combustíveis, medicamentos e artigos de higiene, como pasta de dente e sabonete. Também é empregado para esterilizar instrumentos hospitalares.

O etanol é o álcool encontrado em bebidas como cerveja e vinho. Se consumido em grandes quantidades, pode provocar doenças ou mesmo a morte. Além disso, pode causar vício. Uma pessoa viciada em álcool bebe muito e com frequência; isso caracteriza a doença chamada alcoolismo.

O álcool metílico também é conhecido como metanol. No passado, era obtido através do aquecimento de pedaços de madeira. O álcool metílico é utilizado na fabricação de produtos como tintas, medicamentos e perfumes. É incolor e pode se tornar explosivo quando misturado ao ar, além de ser extremamente venenoso. Se ingerido, pode causar cegueira ou morte.

Uso do álcool como combustível no Brasil

Em novembro de 1975, o governo brasileiro criou o Proálcool, um programa desenvolvido para diminuir a dependência do país em relação aos derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel. Naquela época, o petróleo era em grande parte importado e estava cada vez mais caro.

O álcool é até hoje um combustível importante no Brasil. A variedade utilizada é o etanol, obtido principalmente da cana-de-açúcar. O álcool custa menos que a gasolina, mas também rende menos, ou seja, é preciso abastecer o carro com mais frequência.

O etanol é mais limpo que a gasolina e é considerado renovável, pois vem da cana-de açúcar, que pode ser replantada. Porém isso não significa que ele não seja poluente. Carros a álcool poluem menos, mas também lançam no ar substâncias nocivas, dentre elas o monóxido de carbono.