bola 

Photograph
Muitos esportes são jogados com bola, e praticamente todos eles usam diferentes tipos delas. …
liquidlibrary/Thinkstock
Photograph
O jogador brasileiro Neymar da Silva Santos Júnior, mais conhecido como Neymar, encanta a …
Andre Penner/AP
Projetos na Área de Pesquisa

A bola é um objeto arredondado ou oval que é utilizado em diversos jogos ou práticas esportivas. Serve para chutar, bater ou, simplesmente, arremessar. A bola é um dos brinquedos mais populares no mundo todo entre crianças e adultos. É também usada em brincadeiras com animais.

A bola é um objeto arredondado ou oval que é utilizado em diversos jogos ou práticas esportivas. Serve para chutar, bater ou, simplesmente, arremessar. A bola é um dos brinquedos mais populares no mundo todo entre crianças e adultos. É também usada em brincadeiras com animais.

História

Os primeiros registros da existência de uma bola datam de mais de 30 mil anos. Em desenhos encontrados em cavernas, há esferas de pedra do tamanho de uma cabeça de boi. Provavelmente eram usadas como arma de caça e defesa, sendo arremessadas.

Há estudiosos que acreditam que o que deu origem aos jogos com bola foi o pré-histórico hábito guerreiro de cortar a cabeça dos vencidos e passá-la de um para outro, com as mãos. Por volta do ano 3.000 a.C., a comemoração da vitória sobre inimigos passou a ser feita não mais com as cabeças dos vencidos e sim com troféus arredondados, assemelhados a elas.

A bola como instrumento de jogos e brincadeiras deu origem aos esportes coletivos. Hoje existem aproximadamente duzentos esportes com bola. Cada um deles foi nascendo de modificações impostas a outro. O tênis de mesa, por exemplo, nasceu da vontade de jogar tênis dentro de casa. O voleibol (ou vôlei) foi criado como atividade mais leve, para a terceira idade, já que o basquetebol (basquete) exigia maior disposição física.

Todos os povos praticam esportes coletivos que têm a bola como elemento principal na disputa e gostam deles. O esporte mais apreciado no mundo é justamente um que tem a bola como objeto principal: o futebol.

Houve tempo em que era proibido jogar bola durante a semana, porque as pessoas deixavam de ir trabalhar quando o praticavam. Isso aconteceu em 1314, na Inglaterra. O rei Eduardo II proibiu os jogos com bola, que virou objeto clandestino. O rei Eduardo III manteve a regra e criou um corpo de fiscais que andavam pelas ruas para confiscar qualquer bola que fosse vista. Como a bola continuasse a rolar, outro rei, Carlos II, decidiu impor uma lei que considerava criminoso quem fosse pego com uma bola. Só no século XVIII é que os ingleses foram liberados para jogar bola.

Materiais

Uma bola pode ser feita a partir de diferentes materiais. As primeiras certamente foram de pedra, irregulares. Depois vieram as feitas de bexiga de porco ou de boi recheada com areia. Em seguida, as de couro, também preenchidas com areia. Bolas de pano, de meia recheada com papel, de borracha compacta ou oca, de material sintético, cheias de ar comprimido, de vidro, bolas de todos os tamanhos para os mais diversos usos. A do jogo de botão, por exemplo, esférica mas achatada, também é considerada uma bola. No rúgbi e no futebol americano, usa-se uma bola de formato oval bastante alongado. E, no Natal, bolas especiais, leves e coloridas, viram enfeites.