Vital Brasil 

Photograph
Um biólogo observa duas cobras píton albinas em exposição no Instituto …
Andre Penner/AP
Projetos na Área de Pesquisa

Vital Brasil Mineiro da Campanha, médico sanitarista brasileiro, ficou conhecido internacionalmente por seus estudos pioneiros sobre o soro antiofídico (contra veneno de cobra).

Vital Brasil Mineiro da Campanha, médico sanitarista brasileiro, ficou conhecido internacionalmente por seus estudos pioneiros sobre o soro antiofídico (contra veneno de cobra).

Vital Brasil nasceu em 1864 em Campanha, no estado de Minas Gerais. Desde jovem, devido a dificuldades financeiras, trabalhou em diversos ofícios para pagar os estudos de medicina: foi condutor de bondes, auxiliar de engenheiro e professor particular. Mas seus esforços foram recompensados quando em 1891 se formou com brilhantismo pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Soro antiofídico

Brasil foi para São Paulo e clinicou em cidades como Rio Claro, Jaú, Leme e Piraçununga, combatendo epidemias. Casado, fixou-se em Botucatu. Vendo que muitas pessoas morriam de picada de cobra, dedicou-se ao estudo do veneno desse animal (ofidismo) e de vários outros.

Em 1898, trabalhando no Instituto Bacteriológico do Estado, dirigido por Adolfo Lutz, Vital Brasil conseguiu imunizar animais com veneno de cascavel, jararaca e urutu, obtendo os primeiros soros específicos no combate aos seus venenos. Em 1903 criou o soro antiofídico, já no Instituto Butantan (ou Butantã).

O Instituto Butantan e o Instituto Vital Brasil

Com a criação do Instituto Butantan, em 1901, Vital Brasil assumiu a direção do laboratório. Aí, além do soro antiofídico, fabricou os primeiros tubos de soro antipestoso. Realizou um extenso programa que passou a fornecer soros e vacinas contra picadas de aranha e de escorpião e para combater o tifo, a disenteria bacilar, o tétano e a varíola, além da vacina BCG, contra a tuberculose.

Em 1919 mudou-se para Niterói, no Rio de Janeiro, onde fundou o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, que dirigiu até a morte. Essa instituição hoje é conhecida como Instituto Vital Brasil. Morreu em 1950 em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.