canoagem 

Photograph
Mulher e criança praticam canoagem em um rio da França.
© Sandra van der Steen/Fotolia
Projetos na Área de Pesquisa

A canoagem é a atividade de impulsionar uma canoa com a ajuda de remos. A canoa é um barco estreito e leve, geralmente com extremidades pontudas e laterais encurvadas.

A canoagem é a atividade de impulsionar uma canoa com a ajuda de remos. A canoa é um barco estreito e leve, geralmente com extremidades pontudas e laterais encurvadas.

As canoas são um dos meios de transporte mais antigos que existem. No Brasil, sempre foram associadas aos índios, que as constroem a partir do tronco de árvores. Em muitos lugares do interior do país, elas continuam sendo importantes para pessoas que precisam se deslocar pelos rios. Hoje em dia, porém, a canoagem é exercida sobretudo como esporte e como atividade recreativa.

Esporte competitivo

A canoagem como esporte provavelmente teve início em corridas improvisadas entre pessoas que voltavam da caça e da pesca ou de expedições de guerra. A atividade só se tornou esporte oficialmente na segunda metade do século XIX, em competições regionais e nacionais na Grã-Bretanha e na América do Norte, muitas das quais acontecem até hoje.

O esporte foi se tornando popular na Europa ao longo do século XX, sendo incluído nos Jogos Olímpicos de 1936, para os homens, e de 1948, para as mulheres. Como resultado dessa popularidade, durante certo tempo quase todos os canoístas olímpicos vencedores foram europeus. Atletas da União Soviética e do Leste Europeu começaram a se sobressair após a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, a canoagem é praticada em canoas ou em caiaques. Há duas modalidades olímpicas: a canoagem velocidade e a canoagem slalom.

O canoísta de maior destaque até hoje foi o sueco Gert Fredriksson, que, nos Jogos Olímpicos de 1948 a 1956, ganhou seis medalhas de ouro em atuações individuais e em equipe, além de quarenta medalhas de ouro em campeonatos internacionais. Dentre as mulheres, a alemã Birgit Fischer é considerada a mais bem-sucedida. Entre 1980 e 2004, ela consquistou doze medalhas olímpicas, sendo oito de ouro.

Canoagem no Brasil

No Brasil, a canoagem surgiu como esporte com a chegada do imigrante alemão José Wingen, em 1943. Em 1984, o Rio de Janeiro sediou a primeira competição oficial brasileira de canoagem, realizada na lagoa Rodrigo de Freitas. Em 1985, foi criada a Associação Brasileira de Canoagem, que, quatro anos mais tarde, se tornou a Confederação Brasileira de Canoagem. A primeira participação de canoístas brasieliros nas Olimpíadas foi em 1992, nos jogos de Barcelona. As primeiras medalhas — ouro e bronze — foram conquistadas em campeonatos mundiais em 2013.