Índice deste artigo
Imprimir este Índice

Copa Davis 

Photograph
O troféu do torneio de tênis Copa Davis.
Keystone/FPG
Projetos na Área de Pesquisa

Copa Davis é um torneio anual de tênis por equipe. Seu nome oficial é Troféu Desafio Internacional de Tênis.

Copa Davis é um torneio anual de tênis por equipe. Seu nome oficial é Troféu Desafio Internacional de Tênis.

O troféu foi doado em 1900 pelo americano Dwight F. Davis, para uma competição entre as equipes dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. O próprio Davis jogou no time americano vencedor dos dois primeiros troféus, em 1900 e 1902. No começo, as rodadas da Copa Davis foram compostas de quatro jogos individuais e um jogo de duplas. Em 1904, a Bélgica e a França entraram na competição. Só tenistas amadores podiam participar.

Desde 1912, o torneio está sob a supervisão da Federação Internacional de Tênis e tem crescido em proporções internacionais, com o mundo dividido em várias zonas e campeões jogando entre si para entrar na fase final. A partir de 1970, jogadores profissionais registrados em associações nacionais foram autorizados a competir. Até a década de 1980, a Austrália, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França dominavam a competição.

Atualmente, a Espanha, os Estados Unidos, a Argentina e a República Tcheca são os países que mais se destacam no torneio. O tenista brasileiro Gustavo Kuerten foi campeão da Copa Davis em 1994, na categoria juvenil, em quadra de saibro.