handebol 

Photograph
Em lance do Campeonato Húngaro de Handebol, a jogadora Szabina Reichert faz um arremesso. …
© muzsy/Shutterstock.com
Projetos na Área de Pesquisa

O handebol é um esporte em que, com o uso das mãos, duas equipes disputam a posse de bola e têm como objetivo marcar gol.

O handebol é um esporte em que, com o uso das mãos, duas equipes disputam a posse de bola e têm como objetivo marcar gol.

As regras

O handebol é disputado entre duas equipes de 7 ou 11 jogadores, que tentam fazer gol e, ao mesmo tempo, impedir seus adversários de fazê-lo.

A partida leva 1 hora, dividida em dois tempos de 30 minutos. Os jogadores não usam equipamento de proteção. A bola é movida por meio de passes, dribles ou toques com qualquer parte do corpo acima dos joelhos. Somente o goleiro pode chutar a bola. Numa partida, é proibido correr mais de três passos sem passar a bola. Segurá-la por mais de três segundos é considerado falta.

A cobrança de faltas leves é feita através de lances livres, no ponto onde ocorreu a infração. Já o pênalti, dado em caso de infrações mais graves, é cobrado sem barreira, como no futebol. O pênalti também é chamado de tiro de 7 metros.

Dependendo do número de jogadores por equipe, o tamanho da quadra varia. Para partidas com sete jogadores, normalmente disputadas em lugar fechado, a quadra mede 40 metros de comprimento por 20 metros de largura; o gol mede 2 metros de altura por 3 metros de largura; e a linha da área de gol é de 6 metros a partir do centro. Para disputas com onze jogadores, geralmente ao ar livre, a quadra tem entre 90 e 110 metros de comprimento e entre 55 e 65 metros de largura; o gol mede 2,44 metros de altura e 7,32 metros de largura; e o círculo da área fica a 13 metros do gol. A bola utilizada em ambos os casos tem de 58 a 60 centímetros de circunferência e pesa entre 425 e 475 gramas; mulheres e jogadores mais jovens usam uma bola menor.

História

O handebol é um dos mais antigos jogos com bola. Há registros dele na Roma antiga. Mais tarde, na França e na Espanha, ganhou o nome de pelota. A modalidade foi adaptada nas ilhas britânicas durante o século XVI.

Na forma atual, o esporte foi desenvolvido na Europa no início da década de 1920. O jogo com equipes de onze atletas foi incluído nos Jogos Olímpicos em 1936. Posteriormente, foi retirado das Olimpíadas, mas voltou em 1972, com sete atletas. O handebol feminino se tornou modalidade olímpica em 1976.

No Brasil, o handebol ao ar livre foi introduzido por colonos alemães que imigraram para o sul do país depois da Primeira Guerra Mundial. O esporte acabou ganhando mais adeptos em São Paulo, onde, em 26 de fevereiro de 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol. O handebol de salão foi oficializado em 1954.