hóquei 

Photograph
Jogadoras competem pela bola em um jogo de hóquei.
Pedro Armestre—AFP/Getty Images
Projetos na Área de Pesquisa

O hóquei é um esporte antigo. Consiste num jogo disputado por duas equipes de onze atletas que, com tacos de madeira ou de fibra de carbono, devem bater uma bola pequena e dura em direção ao gol do adversário. É jogado em um campo aberto, de grama (que muitas vezes é sintética).

O hóquei é um esporte antigo. Consiste num jogo disputado por duas equipes de onze atletas que, com tacos de madeira ou de fibra de carbono, devem bater uma bola pequena e dura em direção ao gol do adversário. É jogado em um campo aberto, de grama (que muitas vezes é sintética).

Com o tempo, foram surgindo variações. No hóquei no gelo, a bola é substituída por um disco de madeira; os times são formados por seis jogadores, que usam patins com lâminas próprias para deslizar no gelo. O hóquei sobre patins é disputado em quadra seca; cada equipe tem cinco jogadores, que se movem sobre patins de rodas.

Equipamento e área de jogo

Photograph
No hóquei, os jogadores usam o taco para controlar a bola e mandá-la para dentro do …
© Leonid Shcheglov/Fotolia

O hóquei sobre grama é jogado em um campo retangular que mede 91,4 metros de comprimento e 55 metros de largura. Os gols têm 3,66 metros de largura e 2,13 metros de altura.

Os tacos medem 1 metro de comprimento e pesam em média 700 gramas. Esses tacos têm extremidades arredondadas, que são usadas para bater a bola em direção ao gol. A bola (feita de PVC, um tipo de plástico) tem cerca 7,6 centímetros de diâmetro e pesa aproximadamente 160 gramas.

Regras

As equipes de hóquei sobre a grama têm três atacantes (direito, esquerdo e centroavante), três meias (direita, central e esquerda), dois laterais, dois zagueiros e um goleiro. O objetivo do jogo é usar o taco para lançar a bola para dentro do gol do adversário. As partidas são divididas em dois tempos de 35 minutos, com um intervalo de 5 minutos entre eles. Pausas são solicitadas somente em caso de lesão de um jogador.

Cada gol vale um ponto. O goleiro pode parar a bola com o taco, os pés ou as mãos. Os outros jogadores só podem parar a bola com o taco. O goleiro usa uma roupa reforçada, para evitar lesões.

A partida começa no centro da quadra. Dois jogadores, um de cada time, põem-se um de frente para o outro. Alternadamente, eles batem o taco no chão e contra o taco do adversário três vezes, depois tentam obter o controle da bola, para passá-la a um companheiro de equipe.

Existem vários tipos de falta no hóquei sobre a grama. Levantar o taco acima do ombro e parar a bola com a mão, com o corpo ou com o pé são algumas delas. Há também a regra de obstrução: um jogador não tem permissão para bloquear o adversário colocando o taco, ou qualquer parte do corpo, entre o adversário e a bola, ou correndo entre o adversário e a bola. Para a maioria das faltas, o time adversário tem direito a um lance livre a partir do ponto em que ocorreu a falta. Para garantir que as regras sejam seguidas, há um juiz em cada metade do campo.

História

O hóquei era jogado por antigas civilizações, incluindo os romanos, os gregos, os árabes e os persas. Há evidências de que um jogo similar era praticado pelo povo asteca, que viveu onde hoje fica o México. Centenas de anos atrás, os franceses já praticavam algo parecido com o hóquei. Esse jogo era chamado de hoquet, que é o nome em francês para a bengala dos pastores. É possível que o esporte tenha esse nome hoje por essa razão.

O jogo foi sendo difundido pelos ingleses, que o praticaram ao redor do mundo durante o século XIX e o início do XX. O hóquei masculino tornou-se um esporte olímpico em 1908. Para as mulheres, somente nos Jogos Olímpicos de 1980.