Índice deste artigo
Imprimir este Índice

pandeiro 

Photograph
Crianças tocam pandeiros folclóricos bascos nas Fiestas de la Cruz, que acontecem em …
Javier Larrea—age fotostock/Imagestate
Audio
O som de um pandeiro.
Encyclopædia Britannica, Inc.
Photograph
Uma ilustração do século XIV mostra uma mulher tocando um pandeiro.
Reproduced by permission of the British Library, London
Projetos na Área de Pesquisa

O pandeiro é um instrumento musical de percussão. Ele é composto de um aro de madeira sobre o qual é esticada uma pele (de cabra ou de material sintético). Ao redor do aro, estão inseridas rodelas de metal (soalhas).

O pandeiro é um instrumento musical de percussão. Ele é composto de um aro de madeira sobre o qual é esticada uma pele (de cabra ou de material sintético). Ao redor do aro, estão inseridas rodelas de metal (soalhas).

O pandeiro é um instrumento muito antigo. Há registros de sua utilização entre os povos árabes, muitos séculos atrás. A imagem de odaliscas tocando pandeiro é recorrente no imaginário ligado aos contos das Mil e uma noites. Ele foi se tornando popular com o decorrer dos anos e hoje é um instrumento conhecido em todos os continentes.

O pandeiro pode ser tocado de várias maneiras. Uma mão segura o instrumento, a outra faz a percussão, bastando para isso bater com a palma, o pulso e os dedos. A maneira de bater faz muita diferença e é por causa dela que o som emitido pode ser curto e seco ou longo e floreado. Ao bater no pandeiro, soam também as soalhas. O pandeiro pode também só ser sacudido, para fazer apenas as soalhas soarem. Há pandeiros que não consistem apenas no aro com as soalhas, sem a pele esticada entre ele; são bastante usados na música pop e no rock.

A versatilidade do pandeiro, essa possibilidade de tocá-lo de maneiras diversas, o torna um instrumento apreciado por muitos músicos. Ele pode ser tocado sozinho (solado) ou junto com outros instrumentos. Há pandeiristas no rock, no samba, no chorinho, na música cigana, na música folclórica de muitos países e até em orquestras.

No Brasil, ele ganhou notoriedade como instrumento de percussão para acompanhar o samba, e também na capoeira, pois é um dos instrumentos que acompanham o berimbau. Há muitos pandeiristas famosos, mas o mais conhecido deles foi o cantor e compositor Jackson do Pandeiro (1919-1982).