alumínio 

Photograph
Rolos de alumínio semi-acabados numa usina.
Sean Gallup/Getty Images
Projetos na Área de Pesquisa

O elemento químico alumínio é o metal mais comum na crosta da Terra. Depois do ferro, o alumínio é também o metal mais usado. Os cientistas usam símbolos para representar os elementos químicos. O símbolo para o alumínio é Al.

O elemento químico alumínio é o metal mais comum na crosta da Terra. Depois do ferro, o alumínio é também o metal mais usado. Os cientistas usam símbolos para representar os elementos químicos. O símbolo para o alumínio é Al.

Onde o alumínio é encontrado

O alumínio não ocorre puro na natureza. Ele geralmente se combina com outros elementos, como o silício, o oxigênio e o hidrogênio, formando compostos. Estes compostos estão presentes, em maior ou menor grau, em quase todas as rochas, plantas e animais. As rochas que contêm os compostos são chamadas de “minérios de alumínio”. A bauxita é o minério de alumínio mais comum. No século XIX os cientistas aprenderam a separar o alumínio dos outros elementos para se obter o metal puro.

Os maiores produtores de alumínio são os Estados Unidos e o Canadá. A bauxita, da qual se obtem o alumínio, é encontrada em todo o mundo. A Austrália e a Guiné (um país da África) têm as maiores reservas desse minério. O Brasil tem a terceira maior jazida de bauxita do planeta, com importantes reservas na região Norte, no estado do Pará, e na região Sudeste, em Minas Gerais.

Propriedades

O metal de alumínio é brando e de cor prateada. O alumínio puro é muito fraco, mas quando é combinado com pequenas quantidades de silício e ferro, é duro e forte. O produto é chamado de liga. É muito útil porque é leve e pode ser moldado de forma muito fácil. Por conseguinte, pode ser transformado em fios ou enrolados em folhas finas. É um metal que resiste muito bem à corrosão.

Usos

Pelas suas propriedades, as ligas de alumínio são ideais para a fabricação de peças para aviões e outros veículos. O alumínio também é utilizado para fazer certos materiais de construção, geladeiras, condicionadores de ar e latas de refrigerantes. Porque o alumínio é um bom condutor de calor, muitas vezes é usado para a fabricação de panelas e frigideiras. Também, é usado em fios elétricos porque é um bom condutor de eletricidade.