Índice deste artigo
Imprimir este Índice

Astrud Gilberto 

Projetos na Área de Pesquisa

Astrud Gilberto é uma cantora brasileira que virou famosa mundialmenre com o sucesso da canção “Garota de Ipanema”. Ela é um ícone do movimento bossa nova dos anos 1960.

Astrud Gilberto é uma cantora brasileira que virou famosa mundialmenre com o sucesso da canção “Garota de Ipanema”. Ela é um ícone do movimento bossa nova dos anos 1960.

Astrud Evangelina Weinert nasceu em 1940, na Bahia, no Brasil, mas sua família mudou-se para o Rio de Janeiro durante a sua juventude. Ela começou sua carreira artística em 1963, através de seu marido na época, João Gilberto. João, um cantor, guitarrista e compositor, trabalhou com Antonio Carlos Jobim no desenvolvimento da bossa nova, um estilo musical que combinava ritmos de samba e jazz. O novo gênero cativou o músico americano de jazz Stan Getz, que convidou Gilberto e Jobim para gravar com ele. Uma das faixas, “Garota de Ipanema”, exigia um vocalista que pudesse cantar em inglês. Astrud, musicalmente inexperiente mas fluente em português e inglês, tentou as letras e sua suave e melodiosa voz e estilo discreto foram perfeitos para a canção. “Garota de Ipanema” ganhou um prêmio Grammy em 1964 como recorde do ano, e Getz/Gilberto foi homenageado como melhor álbum.

Após o sucesso de sua estréia musical, Astrud Gilberto fez turnês com Getz, e sua colaboração foi registrada em Getz A-Go-Go (1964). Em 1965, ela lançou trabalhos individuais: The Astrud Gilberto Album e The Shadow of Your Smile.. Além disso, ela apareceu em vários programas de televisão em todo o mundo e gravou a trilha sonora para o filme de espionagem The Deadly Affair (Chamada para um morto), em 1966. A cantora dedicou-se à composição na década de 1970 e ganhou um prêmio no Festival de Música de Tóquio, em 1976, pela faixa “Live Today”.

Ela formou um sexteto e realizou turnês extensivamente nas décadas de 1980 e 1990. Em 1992, Astrud Gilberto recebeu o Latin Jazz Award USA nos Estados Unidos pelo conjunto de sua obra. Com seus dois filhos, ela criou a produtora Gregmar Productions, Inc., que lançou Astrud Gilberto-Live in New York, em 1996. Em 2002, ela entrou para o International Latin Music Hall of Fame. Em 2008, recebeu o Prêmio Grammy pelo conjunto de sua obra na categoria de música latina. Além de se dedicar à música, Astrud Gilberto é escritora e pintora.