Debret, Jean-Baptiste 



Ver a imagem em tamanho grande


Escravos carregando café; gravura de Jean-Baptiste Debret, 1826.

G. Dagli Orti—DeA Picture Library

Artigos relacionados:

Debret, Jean-Baptiste
Jean-Baptiste Debret foi um pintor e desenhista francês que produziu uma vasta obra sobre o Brasil, retratando os costumes, o povo e importantes fatos históricos. Sua obra registra a cultura e os costumes do Rio de Janeiro e do Brasil no início do século XIX, representando a vida da população nas ruas e no ambiente doméstico, os indígenas de várias etnias e o trabalho cotidiano, sem esconder o sofrimento dos escravos.

João VI, dom
João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís Antônio Domingos Rafael, ou dom João VI, governou Portugal de 1792 até sua morte. Nasceu em Lisboa em 1767 e morreu na mesma cidade em 1826. Era filho de dona Maria I e de dom Pedro III de Portugal.

Santos
A fundação de Santos, pelo português Brás Cubas, é oficialmente datada de 26 de janeiro de 1546. No entanto, essa data é discutida. Na rocha remanescente da pequena igreja do outeiro de Santa Catarina, no centro da cidade, há uma placa que declara ter sido nesse local o nascimento da povoação, em 1543. O ano de 1546 marca a elevação do povoado à condição de vila, com o nome de Todos os Santos. E 26 de janeiro de 1839 marca sua elevação a cidade, já com o nome simplificado para Santos.