A Ásia Menor é uma região em que os continentes da Ásia e da Europa ficam próximos um do outro, separados apenas por uma faixa estreita de mar. É também conhecida por seu nome grego, Anatólia. No passado, era ponto de encontro de viajantes que passavam entre a Ásia e a Europa. Hoje, é parte da Turquia.

A Ásia Menor é uma península, isto é, um pedaço de terra cercado de água por todos os lados menos um, que é ligado ao continente. A palavra “península” significa “quase ilha”. O mar Negro fica ao norte da Ásia Menor; o mar Egeu, a oeste; e o Mediterrâneo, ao sul. A península se estende no sentido leste-oeste da Ásia em direção à Europa.

O povo hitita estabeleceu na Ásia Menor um reino que durou desde cerca de 1700 até 1180 a.C. Assírios, persas, gregos e romanos dominaram posteriormente a península. Quando o Império Romano se dividiu, em 395 d.C., a Ásia Menor passou a fazer parte do Império Romano do Oriente, que se tornou conhecido como Império Bizantino. No século XV, os turcos conquistaram a península e a anexaram ao Império Otomano, que durou até 1922. Em 1923, a Ásia Menor tornou-se a parte asiática da República da Turquia. A Turquia também tem uma parte europeia, bem menor que a ocupada na Ásia Menor.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.