Ácidos e bases são dois grupos químicos relacionados entre si. Eles têm vários usos na indústria e estão muito presentes no nosso cotidiano.

Ácidos

Alguns ácidos são encontrados nos alimentos. O ácido acético está no vinagre; o ácido lático, no leite; e o ácido cítrico, nas frutas cítricas, no abacaxi e no tomate. Ácidos geralmente têm gosto azedo. Também é possível encontrar ácidos nos animais. O estômago produz um ácido que ajuda a quebrar os alimentos.

Alguns ácidos são tão fortes que conseguem corroer, ou decompor, metais. Não se deve jamais enconstar neles nem os colocar na boca. O ácido sulfúrico, usado para fazer fertilizantes, tinturas e medicamentos, é um exemplo. Ele também é usado em certas baterias de automóvel. Quando se dissolve um ácido em água, obtém-se uma solução acídica.

Bases

As bases são escorregadias na água. Algumas são usadas em alimentos ou medicamentos. Em geral, têm gosto amargo. Exemplos de bases são o bicarbonato de sódio e o leite de magnésia. Muitas bases são usadas na indústria. Elas são extremamente fortes e também jamais devem ser tocadas nem colocadas na boca. O hidróxido de sódio, ou soda cáustica, é capaz de corroer tecidos vegetais e a pele de animais. Apesar de perigoso, é também bastante útil, pois, nas quantidades adequadas, entra na fabricação de sabão, papel e fibras artificiais. Quando se combina uma base com água, o resultado é uma solução básica ou alcalina.

Reações ácido-básicas

Quando ácidos e bases se combinam, produzem água e compostos chamados sais. Os sais, como o nome indica, têm gosto salgado. Eles não possuem nenhuma das propriedades características dos ácidos nem das bases. As reações entre ácidos e bases podem ser fortes, e um dos resultados é que rapidamente produzem gases. É por isso que o bicarbonato de sódio, quando combinado com suco de limão ou vinagre, pode ser usado para fazer crescer a massa de bolos e tortas. Quando uma base (bicarbonato de sódio) se junta a um ácido (limão ou vinagre), gases são liberados, formando bolhas no meio da massa e fazendo-a aumentar de tamanho. O fermento de bolo (ou químico) funciona de acordo com esse mesmo princípio. A diferença é que ele já contém tanto a base quanto o ácido necessários para provocar a reação.

Como identificar ácidos e bases

Os ácidos e as bases fazem alguns materiais mudar de cor. Um desses materiais é o chamado papel de tornassol. Um ácido na água torna o papel de tornassol vermelho. Uma base na água deixa o papel azul. Uma substância neutra, como água pura, dá ao papel de tornassol uma cor intermediária entre o vermelho e o azul.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.