As águias são grandes aves de rapina, ou seja, aves que caçam outros animais e se alimentam deles. Elas fazem parte da família dos gaviões, dos falcões e dos abutres. Há muito tempo as águias ocupam um lugar especial na imaginação humana devido à sua força e ao fato de voarem em grandes altitudes. A águia-real é um símbolo de poder desde a Antiguidade. A águia-de-cabeça-branca, ou águia-calva, é o símbolo nacional dos Estados Unidos.

As águias vivem em muitos habitats diferentes no mundo inteiro. Existem mais de cinquenta espécies de águia. Todas elas são caçadoras excelentes, devido à sua visão aguçada, às garras fortes e ao bico curvo. Os diferentes tipos de águia se alimentam de uma grande variedade de animais, como peixes, aves, cobras, coelhos, raposas, macacos e até cervos.

As fêmeas geralmente são maiores do que os machos. A fêmea da águia-calva pode ter 1,1 metro de comprimento, ao passo que o macho dessa espécie tem cerca de 90 centímetros. O tamanho das águias-reais é semelhante tanto no macho como na fêmea.

A harpia (Harpia harpyja) é uma enorme águia que habita as florestas tropicais desde o México até a América do Sul. No Brasil, pode ser encontrada na Amazônia e na mata Atlântica. Essas aves fazem ninhos nas copas das árvores mais altas e caçam araras, macacos e preguiças. A harpia (também chamada de gavião-real) mede entre 1 e 2 metros de comprimento e pode chegar a pesar 10 kilos. Seu corpo é preto na região dorsal e branco na região frontal (com exceção de uma faixa preta no peito). Ela também tem uma crista de penas escuras na cabeça. É uma ave cada vez mais rara, em perigo de extinção, especialmente no México e na América Central. No Brasil, a harpia está ameaçada pela destruição de seu habitat devido a queimadas.

Águias-pesqueiras, águias-calçadas, águias-americanas e águias-das-serpentes são os principais grupos de águias. As águias-pesqueiras agarram peixes em rios, lagos e mares. A águia-calva, que vive na América do Norte, é um tipo de águia-pesqueira. Apesar do nome, ela é coberta de penas — marrons no corpo e brancas na cabeça e no pescoço.

A águia-real é encontrada na América do Norte, na Europa, na Ásia e no norte da África. Ela é um tipo de águia-calçada, ou seja, tem penas nas pernas. Com corpo marrom-escuro, tem penas douradas na cabeça e no pescoço.

As águias-das-serpentes vivem na Ásia e na África e se alimentam de cobras.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.