A óptica é o estudo da luz. Esse ramo da ciência descreve como a luz é criada e como ela se locomove. Quando a luz atinge diferentes tipos de superfícies, ela pode ser refletida, refratada ou absorvida. Uma parte importante da óptica é o estudo do que acontece em cada um desses casos.

A reflexão ocorre quando a luz atinge uma superfície e é rebatida. A luz refletida forma imagens em espelhos e em outras superfícies lisas e brilhantes.

A refração ocorre quando a luz muda de direção ao passar de um material para outro. Por exemplo, um raio de luz que atravessa o ar é refratado quando atinge a água. É a refração que faz com que um canudo dentro de um copo de água pareça estar dobrado.

Algumas superfícies não refletem nem refratam a luz; elas a absorvem, o que faz a superfície se aquecer. É esse fenômeno que aquece as calçadas num dia ensolarado, pois elas estão absorvendo o calor da luz.

Os espelhos e as lentes são instrumentos importantes para a óptica, porque refletem e refratam a luz. Óculos, lupas, telescópios e binóculos possuem lentes ou espelhos. Controlando o modo como a luz chega aos olhos, esses instrumentos alteram a visão dos objetos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.