Chama-se objeto voador não identificado, ou óvni, qualquer coisa avistada no céu que não possa ser explicada por quem a vê. Algumas pessoas acham que os óvnis são naves espaciais alienígenas, mas a maioria dos cientistas afirma que eles podem ser explicados de um modo muito mais simples.

As descrições de óvnis variam desde rodas brilhantes e bolas de luz colorida até objetos na forma de charuto, meia-lua ou disco. No Brasil, o termo “disco voador” é usado para se referir a esses objetos, independentemente do seu formato.

O governo dos Estados Unidos tem registros de milhares de aparições de óvnis. Tais registros incluem fotos de óvnis e entrevistas com pessoas que afirmam ter visto esses objetos. Na década de 1950, cientistas escolhidos pelo governo examinaram boa parte desse material e acabaram por constatar que, na maioria dos casos, o que as pessoas tinham visto era um corpo celeste, como estrelas, planetas brilhantes ou meteoros. Muitas dessas visões aconteceram em condições climáticas incomuns.

No entanto, as descobertas dos cientistas não fizeram parar os relatos. Em meados da década de 1960, o número de ocorrências registradas estava mais alto do que nunca. O governo americano continuou a afirmar que um óvni não era prova da existência de habitantes fora da Terra. A maioria dos cientistas concorda com essa afirmação, porém algumas ocorrências continuam sem explicação. Um pequeno número de cientistas acredita que os óvnis podem ser visitantes extraterrestres.

Os óvnis são fonte de inspiração para diversos desenhistas, escritores e cineastas. Muitos livros e filmes têm como personagens seres de outros planetas. O filme E.T. (O extraterrestre), de Steven Spielberg, é um deles.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.