Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos, uma união de estados na península Arábica. É também a capital do reino de Abu Dhabi, o maior dos sete estados dessa união.

A cidade ocupa a maior parte de uma pequena ilha triangular no golfo Pérsico. A ilha está ligada ao continente por uma curta ponte.

Líderes de uma tribo da região fundaram Abu Dhabi em 1761. A cidade permaneceu pequena e pouco desenvolvida ao longo da maior parte de sua história, mas isso mudou quando, em 1958, ricos campos de petróleo foram descobertos em Abu Dhabi. Com a modernização, veio a infraestrutura urbana: redes de eletricidade, de abastecimento de água e de coleta de esgotos foram implantadas. Modernos edifícios e um novo porto foram construídos, e a população cresceu.

Os Emirados Árabes Unidos se tornaram independentes do Reino Unido em 1971. Abu Dhabi passou a ser a capital da federação no início da década de 1990. A cidade tem cerca de 905.000 habitantes (estimativa de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.