Abuja é a capital da Nigéria, um país da África. Foi construída na década de 1980 para ser a nova capital do país no lugar de Lagos, que fica à beira-mar e tinha se tornado muito populosa.

Abuja fica perto do centro da Nigéria, numa área chamada Território da Capital Federal, que se situa cerca de 480 quilômetros a nordeste de Lagos. A cidade foi construída nos montes Chukuku, que têm vegetação densa. Lá, o clima é mais frio e menos úmido do que em Lagos.

Abuja divide-se em duas zonas: na área central estão os prédios do governo e nos arredores ficam as moradias, os centros comerciais e outros serviços.

O governo nigeriano começou a planejar a nova capital em 1976, prevendo que Abuja atingiria 25 mil habitantes até o fim da construção. A cidade levou mais de dez anos para ficar pronta, mas a população cresceu bem mais do que era previsto. Abuja se tornou oficialmente capital da Nigéria em 1991. A população da cidade é de 2.710.000 habitantes (estimativa de 2015).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.