Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi fundada em 3 de maio de 1916, por 25 cientistas. Seu primeiro nome foi Sociedade Brasileira de Sciencias. Em 1921, ganhou o nome atual. Seu primeiro presidente foi o astrônomo e engenheiro Henrique Charles Morize.

A Academia Brasileira de Ciências é uma das mais antigas associações de cientistas do Brasil. Foi criada para desenvolver e estimular a pesquisa científica brasileira. É sua missão também mostrar aos brasileiros a importância da ciência para o desenvolvimento do país.

No início, a Academia Brasileira de Ciências possuía apenas três seções: Matemática, Físico-Química e Biologia. Depois, passou a englobar dez especialidades: Matemática, Física, Química, Ciências da Terra, Biologia, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Engenharia e Ciências Humanas.

A Academia Brasileira de Ciências é uma entidade independente. Não está ligada ao governo, mas é chamada sempre que se discutem temas técnicos e de política científica. A academia apoia a criação de outras sociedades científicas, promove eventos e a publicação de textos.

Ela publica os Anais da Academia Brasileira de Ciências e a revista Pesquisa Antártica Brasileira. Mantém contato e troca de informações com academias científicas e organizações e centros de pesquisa brasileiros e de outros países. Essas atividades tornam a ciência mais conhecida e conseguem recursos para que cientistas brasileiros possam fazer suas pesquisas.

A Academia Brasileira de Ciências tem mais de seiscentos cientistas associados.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.