Professor de surdos-mudos e inventor, Alexander Graham Bell se tornou famoso por criar um dos mais importantes aparelhos de comunicação, o telefone.

Graham Bell nasceu em Edimburgo, na Escócia, no dia 3 de março de 1847, e recebeu a maior parte da formação escolar em casa. Na juventude, Alexander trabalhou com o pai para ensinar pessoas surdas a falar.

Em meados da década de 1870, começou a pôr em prática a ideia do telefone, em conjunto com Thomas Augustus Watson. Em 10 de março de 1876, Bell fez o primeiro teste bem-sucedido com o aparelho: falou algumas palavras para o amigo, começando com a frase “Senhor Watson, venha cá”.

Na Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos (uma feira internacional realizada em Filadélfia, no estado da Pensilvânia, em 1876), Bell e Watson fizeram uma demonstração pública do telefone. As pessoas ficaram surpresas com o novo aparelho. Em 1877, Bell fundou a Companhia Telefônica Bell.

Tendo obtido êxito com o telefone, Bell continuou a pôr em prática seus interesses pela ciência, por invenções e pela educação de pessoas surdas. Em 1890, fundou uma organização na cidade de Washington para ensinar pessoas com dificuldade auditiva a falar. Essa organização tornou-se mais tarde a Associação Graham Bell para Surdos e Deficientes Auditivos.

Alexander Graham Bell morreu em 2 de agosto de 1922. No momento de seu enterro, todos os telefones do sistema Bell nos Estados Unidos e no Canadá fizeram um minuto de silêncio.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.