A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande quando conquistou o antigo Egito, em 332 a.C. Durante séculos, foi a capital do Egito. Atualmente, é o principal porto marítimo do país e fica na costa do mar Mediterrâneo, a noroeste do Cairo.

Alexandria tem monumentos de pedra que remontam à época em que a cidade era parte do Império Romano, entre elas um anfiteatro e a Coluna de Pompeu, construída em 297 d.C. Há também túmulos antigos, chamados catacumbas.

Os principais setores econômicos de Alexandria são o náutico, o bancário e o têxtil. A cidade é responsável por cerca de um terço da produção industrial do Egito. O algodão é o principal produto de exportação.

Alexandre, o Grande, conquistador grego, fundou Alexandria como base naval e centro comercial. Depois de sua morte, em 323 a.C., o governo da cidade passou para um de seus generais, Ptolomeu I Sóter. Ptolomeu fez de Alexandria a cidade mais importante do mundo. Estudiosos e cientistas gregos iam até lá para estudar em sua grande biblioteca. O farol, construído no porto de Alexandria, era uma das Sete Maravilhas do Mundo.

Alexandria passou ao controle romano em 30 a.C. e ao domínio árabe em 642 d.C. Os árabes construíram uma nova capital, a cidade do Cairo, e negligenciaram Alexandria. Em 1517, ela foi novamente conquistada, dessa vez pelos turcos.

No final do século XVIII Alexandria era apenas uma aldeia de pesca, mas reviveu como centro comercial no século XIX, depois que foram construídos canais para ligar a cidade ao rio Nilo. Atualmente, Alexandria continua a ser uma próspera cidade portuária, com cerca de 4 milhões de habitantes.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.