José Ferraz de Almeida Júnior é o nome completo desse famoso pintor brasileiro do século XIX.

Como viveu o artista

Nascido em Itu, no interior do estado de São Paulo, em 1850, Almeida Júnior desde cedo demonstrou gosto pela arte.

Quem primeiro apostou no seu talento foi o padre Miguel Correa Pacheco, que, em 1869, o mandou para o Rio de Janeiro estudar com os mestres Vítor Meireles e Le Chevrel, na Academia Imperial de Belas-Artes.

Depois foi para Paris, com uma bolsa de estudos concedida por dom Pedro II em 1876, em reconhecimento por seu talento. Na França, seguiu os cursos da Escola de Belas-Artes de Paris.

Obras

No fim do século XIX, ainda predominavam no meio artístico brasileiro quadros de artistas da chamada pintura histórica, influenciados pela arte europeia. Acredita-se que Almeida Júnior tenha sido um dos primeiros artistas brasileiros a retratar em suas obras tipos comuns do interior do Brasil, como no famoso quadro Caipira picando fumo.

Quando voltou para o Brasil, vindo de Paris, o pintor realizou sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro, no ano de 1882. Em 1890, voltou à sua terra natal, Itu, onde produziu quadros que lhe deram ainda mais prestígio.

Várias obras do pintor podem ser vistas na Sala Almeida Júnior, na Pinacoteca do Estado de São Paulo: Caipira picando fumo, O violeiro e Leitura. No Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro podem ser apreciadas as pinturas Fuga para o Egito e Recado difícil. No Museu de Arte de São Paulo (MASP) estão Monge capuchinho e Retrato de Belmiro; e, no Museu Paulista, Partida da monção.

Em 1899, Almeida Júnior morreu assassinado por seu primo José de Almeida Sampaio, por questões de ciúme.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.