Os Alpes são a cadeia de montanhas mais nova, mais alta e mais densamente povoada da Europa. Eles se formaram há cerca de 44 milhões de anos e ocupam a maior parte da Suíça e de Liechtenstein, estendendo-se para vários outros países: França, Alemanha, Áustria, Itália e Eslovênia. No oeste, os Alpes percorrem a fronteira entre a França e a Itália.

O ponto culminante dos Alpes é o monte Branco (mont Blanc), na França, com 4.807 metros de altitude. Vários outros picos estão localizados na fronteira entre Suíça e Itália ou perto dela.

Os Alpes são uma região chuvosa, onde neva muito também. Próximo às maiores altitudes, a neve se transforma em gelo, que desliza pela encosta dos vales, formando geleiras. Às vezes, massas de neve desabam e rolam pelas montanhas. São as avalanches, que ameaçam as comunidades alpinas. Os lagos da região, de água límpida, se tornaram notáveis por sua beleza. Entre os mais importantes estão o de Genebra, o Constança, o de Como e o de Zurique.

Os Alpes quase não têm árvores perto do topo, mas as florestas crescem na parte baixa das montanhas. Os bosques mais altos compõem-se principalmente de pinheiros e lariços. Carvalhos, faias e castanheiras crescem nos vales e nas encostas mais baixas. Poucas espécies de animais se adaptaram bem à vida nas montanhas mais altas. Entre elas estão o cabrito-montês, a marmota-alpina e a lebre-da-montanha.

Os seres humanos habitam os Alpes desde tempos pré-históricos, de 50 a 60 mil anos atrás. As culturas germânicas desenvolveram-se nos Alpes orientais, enquanto a cultura romana influenciou o lado oeste das montanhas. Algumas áreas dos Alpes foram desmatadas durante a Idade Média (cerca de 500 a 1500 d.C.) por agricultores, que passaram a cultivar as terras e a criar gado. No século XIX, o povoamento aumentou com a construção de ferrovias.

No século XX, teve início o turismo na região alpina, facilitado pelo desenvolvimento dos transportes aéreo, rodoviário e ferroviário. Atualmente, aldeias inteiras se dedicam à atividade turística. Entre as localidades mais procuradas, particularmente para a prática do esqui alpino, estão Innsbruck, na Áustria, Chamonix e Grenoble, na França, e Saint Moritz, na Suíça.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.