Amã é a capital e a maior cidade da Jordânia, país do Oriente Médio, na Ásia. A cidade é também o principal centro de negócios, finanças e comércio internacional do país, e se espalha por uma série de colinas.

A área onde fica Amã é habitada há milhares de anos. Nos tempos antigos, a cidade era a capital dos amonitas, povo frequentemente citado na Bíblia. O Egito conquistou Amã mais de 2 mil anos atrás. Muitas outras potências dominaram a cidade ao longo do tempo, mas, por razões ainda desconhecidas, Amã desapareceu por volta de 1300 d.C.

Em 1878, alguns refugiados russos criaram uma pequena aldeia na mesma área. O renascimento de Amã começou em 1921. Naquele ano, passou a ser a capital de um território chamado Transjordânia, que se tornou país independente em 1946, com o nome de Jordânia. Depois disso, Amã cresceu com rapidez, e tem uma população de 1.088.000 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.