Ancara é a capital da Turquia. A cidade se localiza na parte do país que fica no sudoeste da Ásia e é conhecida como Ásia Menor. Ancara é a segunda maior cidade do país. A primeira é Istambul.

Ancara é um dos principais centros industriais da Turquia. As fábricas locais produzem vinho e cerveja, alimentos processados, pisos decorativos, material de construção e tratores. O setor de serviços, em especial o turismo, está em rápida expansão na cidade.

Ancara é habitada há milhares de anos. Em 334 a.C., Alexandre, o Grande conquistou a cidade. Depois, ela se tornou parte do Império Romano e do Império Bizantino.

Ancara integrou o Império Otomano do século XV até o início do século XX. Com a decadência do império turco, em 1919 o líder nacionalista Mustafá Kemal formou em Ancara um governo rival ao de Istambul. Em 1923 a Turquia se tornou república, com capital em Ancara. A população da cidade é de 4.223.398 habitantes (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.