Andorra é um dos menores países do mundo e se localiza na Europa. Sua capital é Andorra la Vella. O país tem 76.000 habitantes (estimativa de 2014) e área de apenas 468 km2.

Geografia

Andorra fica entre a Espanha e a França, na região sul do maciço dos Pireneus. O rio Valira corta o país, formando vales. Andorra tem várias fontes de águas termais.

O clima é geralmente seco. Durante o inverno faz frio e cai neve. Os verões costumam ser amenos.

Flora e fauna

Nas montanhas de Andorra crescem pinheiros e abetos. Camurças (cabras selvagens) e pássaros silvestres vivem nos bosques. Animais ameaçados de extinção (algumas espécies de trutas e de cervos, por exemplo) foram devolvidos a seu ambiente natural. Nessas áreas também se encontram javalis e doninhas.

População

Os andorranos, em sua maioria, têm origem espanhola e são católicos. Sua língua oficial é o catalão. Os cidadãos do país formam apenas cerca de um terço da população; o restante é de estrangeiros, principalmente espanhóis e franceses. A expectativa de vida é a maior do planeta.

Economia

Turismo, bancos, construção e comércio são os segmentos mais importantes da economia. Os turistas visitam igrejas, castelos e pontes medievais, ou se dedicam à prática de esqui e de outros esportes de inverno.

Existem fábricas de equipamentos elétricos, automóveis, autopeças e confecções. Plantações de tabaco, de alfafa e de batatas, além da criação de ovelhas, ocupam as poucas terras disponíveis.

História

No ano de 803, o imperador Carlos Magno conquistou Andorra, então em poder dos muçulmanos. Mais tarde, o país se tornou domínio dos bispos espanhóis de Urgel. No final do século XIII, passou a ser governado conjuntamente pelo bispo de Urgel e pelo rei (nos dias atuais, pelo presidente) da França. Em 1993, os andorranos aprovaram uma nova constituição, que deu mais poder ao Conselho-Geral, que é o parlamento do país.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.