O Anel de Fogo do Pacífico (também conhecido como Círculo de Fogo) é uma faixa de vulcões que rodeia o oceano Pacífico. O nome se deve ao fato de esses vulcões em geral entrarem em erupção com explosões de fogo. Também ocorrem muitos terremotos nessa região.

A faixa de vulcões sobe por toda a costa oeste das Américas, da América do Sul (desde o Chile) à América do Norte (até as ilhas Aleutas, no Alasca). A partir daí, passa para a Ásia, estendendo-se pelo litoral da Sibéria (na Rússia) e pelo Japão. Depois o anel desce rumo ao sul, ao longo das ilhas da Ásia oriental (como as Filipinas e a Indonésia). Então corre pela Oceania, a oeste e ao sul, da Nova Guiné até a Nova Zelândia.

O Anel de Fogo do Pacífico rodeia as beiradas da gigantesca placa do Pacífico. Ela é uma das placas tectônicas que formam a camada rochosa externa da Terra e se movimentam em direções distintas a velocidades diferentes. Essas placas se estendem por baixo dos oceanos e pelos continentes. Quando a placa do Pacífico colide com as placas vizinhas, ocorrem terremotos e os vulcões entram em erupção.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.